Os calçados de salto alto fazem parte do dia a dia de muitas mulheres. Porém, se usados de maneira inadequada, podem trazer problemas para a saúde da coluna e dos pés.
A convite da Coluna Na Medida, o médico Diego Vendruscolo, especialista em coluna do Hospital DF Star e Instituto Vértebra, ensina como minimizar os efeitos do uso desse tipo de calçado.
POR QUE FAZ MAL USAR SALTO?
Na pisada anatômica, o pé está praticamente todo em contato com o chão, ou seja, o peso do corpo é distribuído de forma correta e equilibrada. Quando se usa salto alto, existem pontos que ficam sobrecarregados.
Veja também
Ginecologista dá dicas para melhorar a qualidade de vida na menopausa
Parque Municipal do Idoso completa 20 anos levando qualidade de vida à pessoa idosa
O primeiro lugar a sofrer é a região próxima aos dedos, na sola do pé. Todo o peso do corpo é concentrado nesse local devido à curvatura que o salto proporciona. A região central da sola também é comprometida, por ficar estendida em excesso.
“Para que a pessoa consiga se equilibrar em cima do salto, é necessário mudar a forma de andar. Os ombros são projetados para trás e a cabeça para frente, o que muda a angulação da coluna. Dessa forma, o uso prolongado desse calçado pode causar desvios e dores na região lombar e cervical”, explica o médico.
A sugestão, então, é alternar os sapatos durante a semana. Se usou o salto alto em um dia, descanse no outro. Um dos maiores riscos diz respeito à frequência e ao tempo em que ele é usado. Ou seja, se você trabalha a semana inteira com o calçado, certamente seus pés não vão descansar, e você sentirá muitas dores.
Fonte:Metrópoles