Coluna Internacional : Mulher e filhos de ex-presidente do Peru desembarcam no México
Enviado por alexandre em 22/12/2022 09:27:30

Lilia Paredes, dois filhos e a irmã dela desembarcaram na Cidade do México nesta quarta-feira (21).

A família do ex-presidente peruano Pedro Castillo, deposto e preso em seu país, está no México. A ex-primeira-dama Lilia Paredes Navarro, dois filhos - a filha Alondra e o filho adolescente Arnolde - e a irmã dela desembarcaram na Cidade do México nesta quarta-feira (21), após o governo mexicano lhes fornecer asilo político.

 

O grupo deixou Lima durante a madrugada, ao lado do embaixador mexicano, Pablo Monroy.

 

A viagem aconteceu horas depois de o governo peruano ter concedido um salvo-conduto para que a família de Castillo pudesse deixar o país.

 

Veja também

 

Advogados deixam defesa de ex-presidente do peruano

 

Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil

 

Lilia Paredes é investigada pelo Ministério Público peruano como coordenadora de uma suposta organização criminosa liderada pelo marido.

 

A presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou que as investigações não impediam que Lilia Paredes deixasse o país.

 

O ex-presidente peruano, Pedro Castillo, ao lado da esposa, Lilia Paredes, em Los Angeles — Foto: Reuters/Lucy Nicholson

 

Castillo, por sua vez, segue preso no Peru.

 

TENSÃO DIPLOMÁTICA

 

O presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, é escoltado ao ser transferido para uma base da polícia — Foto: Renato Pajuelo / AP Photo

Fotos: Reprodução

 

O episódio aumentou a tensão diplomática entre o Peru e o México. O governo peruano considera o apoio de Obrador a Castillo como uma "interferência" nos assuntos internos do país.

 

“Sempre defenderemos o direito de asilo. Faz parte de nossa política externa”, respondeu o presidente mexicano, Manuel López Obrador.

 

Como um novo passo na escalada da crise, o embaixador do México em Lima, Pablo Monroy, foi declarado "persona non grata" na terça-feira (20) e tinha "72 horas para deixar" o território peruano. Ele viajou com a família de Castillo para o México.

 

A decisão do governo de López Obrador piorou a relação entre México e Peru, que vinha sendo abalada desde a tentativa de golpe de Castillo, em 7 de dezembro. O presidente mexicano não reconheceu o novo governo peruano.

 

 

Castillo foi destituído da presidência no mesmo dia em que tentou fechar o Congresso, intervir no Judiciário, governar por decreto e convocar uma Assembleia Constituinte.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia