Com uma rotina atribulada e a correria do dia a dia, não é todo mundo que consegue manter uma rotina de cuidados com o cabelo. No entanto, quem consegue dedicar um tempo para nutrir os fios têm preferido utilizar produtos de origem orgânica. Segundo o British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve chegar ao valor de R$ 122 bilhões até 2024.
Essa mudança surge da preocupação com os impactos ambientais. Por isso, a indústria da cosmetologia vem apresentando cada vez menos produtos derivados de petróleo, uma vez que o público está evitando adquirir shampoos e outros cosméticos que tem em sua composição elementos com petrolatos (silicone, parafina líquida, óleo mineral, vaselina e outros).
“A preocupação com produtos naturais que não causam impactos ambientais negativos é muito latente, principalmente com os recentes eventos climáticos que vemos enfrentando. Pensar em produtos naturais é se preocupar com a saúde e o bem-estar pessoal e ambiental”, expõe o farmacêutico Jamar Tejada.
Veja também
Pele oleosa: confira 5 dicas para cuidar e combater condição
Voltou das férias com o rosto inchado? Saiba como resolver
“Os petrolatos, além de serem compostos gordurosos, podem ser prejudiciais à natureza e também dar uma falsa sensação de saúde aos fios. Por outro lado, os ativos derivados de plantas podem auxiliar no crescimento do cabelo e possibilitar um couro cabeludo mais saudável”, explica Jamar.
“Produtos naturais não mascaram os fios, já os derivados do petróleo sim. O silicone, por exemplo, é um produto denso. Com o uso frequente, ele obstrui os poros da fibra capilar, impossibilitando que o cabelo respire e dificultando a penetração dos ingredientes ativos naturais que depositamos. Causando o enfraquecendo, a fragilidade e quebrando o fio”, afirma.
CONFIRA OS ATIVOS NATURAIS INDICADOS PARA O CABELO:
“O óleo essencial de alecrim é eficiente no crescimento dos fios. Ele deve ser diluído em óleo vegetal ou em tônicos e atua estimulando a circulação sanguínea, além de controlar o excesso de oleosidade na raiz, agindo como adstringente e anti-inflamatório.
Essa substância geralmente está presente em shampoos detox”, explica o especialista.Óleo de alecrim 30 ml, da WNF
Máscara de Hidratação Morte Súbita, da Lola Cosmetics
Máscara Carga de queratina phyto keratin, da Widi Care
Combo Match Tônico do Crescimento, de O Boticário
Leave-In Concentrado Cicatrizante Siàge Cica-Therapy, da Eudora
Professional equilíbrio tônico capilar antiqueda, da Felps
Fonte: Metrópoles