Coluna Qualidade de Vida : Conheça 5 alimentos que aceleram a perda de peso após os 40 anos
Enviado por alexandre em 04/03/2023 02:12:15

Existem muitos fatores associados à perda de peso, como estilo de vida e até mesmo pré-disposição para alguma doença. No entanto, esse emagrecimento pode se tornar ainda mais difícil após os 30 anos de idade devido às alterações hormonais e a maior predisposição à perda de massa magra.

 

Estudos anteriores demonstraram que, a partir da terceira década de vida, há uma perda de massa muscular de cerca de 3% a 8% a cada dez anos. E, juntamente com essa redução, ocorre a diminuição do metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos calorias. Por isso, o processo de perda de peso é mais lento e difícil.

 

Porém, apostar em alimentos ricos em alguns nutrientes pode tornar a tarefa um pouco mais simples. O Metrópoles conversou com a nutricionista Marianne Fazzi, especialista em emagrecimento à frente da Clínica Trivita, para saber cinco opções que aceleram a perda de peso após os 40 anos. Confira:

 

Veja também 

 

Privação de sono pode envelhecer cérebro em até dois anos, diz estudo

 

Pensar positivo: a importância de cuidar dos pensamentos

ABACATE

 


O abacate é fonte de vários nutrientes que auxiliam a perda de peso, como ômega 6, ômega 9 e ômega 7.“Essas substâncias ajudam a manter o equilíbrio do organismo e a eliminar gordura corporal. Além disso, a fruta também é rica em fibras, o que garante o funcionamento do intestino e sacia a fome”, afirma Marianne.

 

NOZES E SEMENTES

 


As nozes são oleaginosas ricas em ácidos graxos insaturados, como o ômega 3 e ômega 6, que promovem a redução do percentual de gordura corporal.

 

Já as sementes, como chia, linhaça, gergelim e de girassol, são cheias de fibras, auxiliando também o bom funcionamento do intestino e garantindo mais saciedade, de acordo com a nutricionista.

 

FRUTAS VERMELHAS

 


Frutas como framboesa, amora, mirtilo e morango são excelentes aliadas na perda de peso pois, além de seu baixo índice glicêmico, também são ricas em fibras e possuem alto teor de água e antioxidantes, auxiliando na desintoxicação do organismo.

 

SEMENTE DE LINHAÇA

 


A nutricionista explica que uma consequência direta do aumento de peso é ter células inflamadas no organismo. A linhaça é rica em fibra e ômega 3, que é uma gordura benéfica para o corpo e que ajuda a reduzir a inflamação, favorecendo o emagrecimento.

 

CHUCRUTE

 


Mesmo odiado por muitos, o repolho fermentado, chamado popularmente de chucrute, é um alimento livre de gorduras e rico em vitamina C, ferro e fibras.

 


“Além disso, é excelente para auxiliar a digestão por ser fonte de probióticos, o que ajuda o corpo a absorver os nutrientes com maior facilidade”, finaliza Marianne. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia