A Honda ficou mais conhecida no ramo de carros e motocicletas, no entanto, a marca japonesa também começou a apostar as suas fichas em robótica e direção autônoma nos últimos anos. Seu último lançamento é um veículo autônomo de trabalho (“Autonomous Work Vehicle” ou AWV) que funciona basicamente sem interação humana.
O modelo de terceira geração pode levar cerca de 907 kg de carga útil a bordo.
Atinge 16 km/h e oferece autonomia de até 10 horas (ou 45 km por carga) na versão de longo alcance.
Veja também
Tesla faz recall de mais de 3 mil Model Y por motivo bizarro
Quais são as versões do Android? Veja lista com todos nomes
Além da direção autônoma, o veículo também pode controla por um aplicativo para celular ou tablet. O que vai bem especialmente em canteiro de obras, por exemplo.
Sua configuração inclui ainda: GPS, radar, sensor LiDAR, câmera e conectividade com a nuvem.
“Testes de campo verificaram que os AWVs da Honda podem transportar e entregar materiais de construção e suprimentos em pontos precisos em uma rota predefinida”, disse a empresa.
O AWV chega para resolver problemas como escassez de mão de obra e transporte de mercadorias no setor de construção, aponta a Honda. A marca diz que a versão 3.0 já está pronta para testes de campo e procura parceiros dispostos a avaliar o robô.
Queremos nos encontrar com potenciais parceiros de negócios e empresas que estejam interessadas em testar o veículo em campo. Acreditamos que o Honda AWV pode ser uma solução valiosa para apoiar as equipes de construção e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a segurança no local de trabalho.
Foto: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
BATERIAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS
Em janeiro, também foi anunciado um novo consórcio para produção de baterias de íons de lítio para veículos elétricos envolvendo a Honda e a LG Energy Solution. A dupla começará em breve a construção de uma fábrica dedicada este ano com conclusão esperada para o fim de 2024. Já a produção em massa de células começa em 2025.
Fonte: Olhar Digital