Justiça : JUSTIÇA
Enviado por alexandre em 06/12/2011 22:58:24



Novos Presidente e Vice do TRE-RO tomam posse

Em sessão solene prestigiada por diversas autoridades do Estado, a nova presidente do TRE-RO, desembargadora Ivanira Feitosa Borges e o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Sansão Saldanha, tomaram posse para o biênio 2012/2013.

Na presença dos demais membros do Tribunal, a nova presidente proferiu discurso no qual narrou um pouco de sua trajetória e destacou a grandiosa responsabilidade de assumir a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

“Assim como o dia sobrevém à noite, uma força me impele a avançar. Tudo segue o seu curso desde o céu até o mar”, estas foram as primeiras palavras da nova presidente, citando poema da poetiza Zelite Andrade Carneiro, atual presidente do TRE que presidiu a sessão solene de posse.





(Da esquerda para direita: Desembargadores: Sansão Saldanha, Zelite Carneiro, Ivanira Feitosa e Rowilson Teixeira)








Confira abaixo a íntegra do discurso de posse da nova presidente do TRE

POSSE- TRE
“Assim como o dia sobrevém à noite,

assim uma força me impele a avançar.

Tudo segue o seu curso

desde o céu até o mar.”

(verso do poema “A grande força”, da obra “Dançando na Luz” da poetisa Zelite Andrade Carneiro).

Saúdo a Desembargadora Zelite Andrade Carneiro eminente Presidente em nome de quem cumprimento todas as autoridades presentes e membros desta Corte

Desembargador Sansão Saldanha,

Senhoras e Senhores.

Este momento é solenemente histórico, embora bienalmente rotineiro.

Em 1977, munida apenas da graduação em Direito, do sentimento desbravador e pioneiro e ainda movida pelos sonhos da pouca idade, desloquei-me para o então Território Federal de Rondônia, sem conhecer quem quer que fosse porque antes aqui nunca estivera.

Como muitos, enfrentei as adversidades comuns naquela época: a poeira e a lama dos caminhos, a escassez de energia, a falta de estradas e até do gás de cozinha (na cidade de Guajará Mirim), entre outras.

Acontece, que como tudo segue seu curso desde o céu até o mar, o tempo passou e aqui ainda estou, há 34 anos, testemunhando a história do cadente Território, hoje pujante Estado de Rondônia.

“O tempo passa por mim,

por ti, por nós

e nos adverte a cada dia

que ele não volta mais.

Nós passamos pelo tempo

o tempo passa por nós

sem sentirmos sua presença

que pena! Quantos ais!”

(versos do poema “A consciência e o tempo” da obra já citada)



Foram muitos os obstáculos nessa caminhada que sem dúvida, não foi pavimentada de facilidades, mas,

O que atenta prudentemente para a palava achará o bem,e o que confia no senhor será bem aventurado”

(prov16:20)

Eu confiei no Senhor em todos os momentos e Ele me honrou.

Integrei esta Corte no biênio 2008/2009 na gestão do Des. Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes como Presidente, ocasião em que assumi a vice Presidência e a Corregedoria.

Enfrentamos o trabalho árduo da preparação das eleições municipais de 2008. Não posso olvidar os debates calorosos nos julgamentos dos recursos e as inúmeras reuniões com os envolvidos no processo eleitoral, bem ao estilo do então Presidente Cássio, afastando o rigor da formalidade observando no entanto a necessária solenidade.

Aprendi muito com Vossa Excelência, Desembargador Cássio.

As experiências vividas naquele biênio certamente me ajudarão a enfrentar os novos desafios.

A mim coube a onerosa missão de suceder a Desembargadora Zelite Andrade Carneiro, pessoa a quem estou ligada por convivência quase diária na primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

No entanto, o fardo fica mais leve, Senhora Presidente, quando se trata apenas de dar continuidade aos Projetos que vossa Excelência iniciou. Sou testemunha de sua sensibilidade na gestão da coisa pública, principalmente de seu trato suave com as pessoas e de sua grandiosa capacidade para solver conflitos com absoluta serenidade, mantendo no entanto a necessária firmeza exigida do administrador.

Tenha certeza que vou fazer o possível para sucedê-la com a mesma galhardia, embora consciente da árdua missão.

Para a grandiosa responsabilidade que neste momento assumo, gratifica-me muito e de forma especial poder contar com o suporte e o vigor de um verdadeiro guerreiro – (que ostenta esse adjetivo no próprio nome) - o eminente Desembargador Sansão Saldanha, magistrado notável, de venerável virtude e exemplar capacidade de trabalho que exercerá a vice Presidência e o comando da Corregedoria Regional Eleitoral.

Conhecendo suas qualidades de magistrado, tenho certeza da imensa contribuição que o Des. Sansão trará para a Justiça Eleitoral de Rondônia, marcando aqui sua atuação de forma indelével

Confio com sinceridade no apoio dos Juízes membros desta Corte todos com vasto conhecimento e experiênciado direito e do processo Eleitoral e com os quais dividirei a nobre tarefa de julgar e de administrar este Tribunal.

Conhecedor de sua serenidade e notável capacidade, tranquiliza-me a presença do jovem procurador Regional Eleitoral, Reginaldo Pereira da Trindade que certamente continuará contribuindo para a inegável qualidade dos julgados desta Corte.

Não posso deixar de registrar o valoroso trabalho desenvolvido pelos Juízes e Promotores eleitorais, que aliás estarão diretamente envolvidos com o pleito municipal de 2012.

Manifesto meu respeito aos advogados que aqui militam, figuras essenciais para o funcionamento da justiça.

Essa Justiça especializada tem uma estrutura impar e decorre de um sistema coeso cujas partes se regem pelo mesmo ritmo.

Na condução desta Casa, todas as ações e frentes de trabalho dependem da esmerada qualificação dos seus servidores, que servem com dedicação excepcional. Adotar o princípio da soma, buscar sempre o diálogo, deve ser uma constante para que tudo possa fluir de forma a elevar cada vez mais o trabalho dessa Justiça no Estado de Rondônia. Trabalhar com amor, alegria, dedicação e criatividade é um bálsamo para a vida.

Estou certa de que a Justiça Eleitoral desempenhará sua importante missão com independência, altivez e sobretudo com o apoio da sociedade.

Espero que essa caminhada seja prazerosa e que possamos comemorar o sucesso, aprendendo lições também nos momentos de desafios.

Não poderia deixar de registrar a minha gratidão aos meus pais, que me legaram a honradez e a simplicidade da vida, propiciando-me uma criação austera, em um lar cristão, humilde e digno.

Divido também a alegria desse momento com outras pessoas de fundamental importância para mim, e aqui faço o caminho inverso.

Em primeiro lugar, meus netos: Gustavo e Guilherme que trouxeram maravilhoso renovo para a minha vida.

Os filhos Polyana, Márcio e Marcelo e a nora Patrícia por quem também nutro sentimento filial - joias preciosas que me honram a cada dia. Obrigada meus filhos.

Meu esposo Borges companheiro e solidário nas procelas de 34 anos de caminhada,de quem recebo apoio e incentivo para prosseguir nas lides do Poder Judiciário por muitos anos ainda.

Que o Deus Eterno nos ilumine para que possamos semear boas sementes que possam render abundantes frutos e que a colheita possa ocorrer a tempo e fora de tempo.

Toda honra, toda glória e todo louvor sejam dados ao SENHOR!

Muito obrigada. PVH, 06-12-2011


Autor: TRE/RO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia