Além de marcar o início do inverno, 21 de junho é o Dia Nacional de Controle da Asma. A data foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de fazer um “alerta” sobre essa doença. A doença crônica atinge o pulmão e as vias respiratórias. No entanto, há como controlá-la usando o exercício físico.
“É recomendada a prática de atividade física para o asmático. Ela melhora o condicionamento cardiopulmonar, contribui para o controle da doença e evita as crises. Além disso, o esporte contribui também para o controle de peso e hoje sabemos que indivíduos com algum grau de obesidade têm maior dificuldade para o controle da doença”, afirmou o pneumologista do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) Alexandre Carrer de Sá.
Veja também
O que é overtraining? Saiba os riscos do excesso de exercícios físicos
Saiba quais hábitos e alimentos melhoram a saúde da visão
QUAL EXERCÍCIO É BOM PARA A ASMA?
Segundo o médico, não há nenhuma atividade física contraindicada para quem vive com asma controlada. Porém, deve ser feita uma avaliação com o portador dessa doença e seus médicos para escolher a melhor prática.
“Temos vários exemplos de atletas de alto rendimento em várias modalidades que são asmáticos. Se pode praticar qualquer tipo de atividade física desde que esteja com a doença controlada, mas sempre com a orientação de um profissional habilitado. E durante as crises, está contraindicada a atividade física”, detalha Carrer de Sá.
Fonte:Metrópoles