Coluna Agricultura : Sistema Sepror e Embrapa realizam Workshop voltado ao desenvolvimento sustentável da cultura do abacaxi
Enviado por alexandre em 25/06/2023 20:07:48

Evento destaca importância da cadeia produtiva do abacaxi para região de Novo Remanso em Itacoatiara.

Dando continuidade a programação do I Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas, o Governo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), encerrou, nesta sexta-feira (23/06), o ciclo de discussões voltado ao desenvolvimento da cultura sustentável do abacaxi. A ação foi realizada na comunidade da Vila do Engenho, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

 

O evento iniciou na quinta-feira (22/06), com a participação de mais de 100 pessoas, a fim de unir elos produtivos da cadeia por meio de intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial. A meta era capitanear as demandas pertinentes dos produtores e encaminhar as informações debatidas, em um plano de ação estratégico, para todo o setor da atividade.


De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, essa é a determinação do governador Wilson Lima, discutir novas tecnologias de produção, crédito rural, programas de mecanização, insumos, e mercados para a comercialização, para estimular o produtor rural, o empreendedor, e aquelas pessoas que desejam investir em uma atividade produtiva sustentável.

 

Veja também

 

Prefeito David Almeida realiza vistoria técnica em diferentes frentes de obras de infraestrutura na capital

 

Gestão David Almeida trabalha na finalização das obras do mercado Carneiro da Mota, no bairro do Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus


"Nós temos o abacaxi mais doce do Brasil. Temos também um potencial grande de produção para abastecer o mercado internacional. É possível produzir alimentos com sustentabilidade, estamos discutindo novos mercados que nunca atingimos, como o americano e o europeu", ressalta Petrucio.

 


Na quinta-feira também foram realizadas palestras teóricas, abordando as novas tecnologias, conservação e a pós-colheita do abacaxi; a conquista do selo da Identificação Geográfica (IG) do abacaxi, realizado pela Associação de Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso em Itacoatiara (Encarem); e o mercado para comercialização do produto.


Já na sexta (23), foram realizadas atividades práticas em campo, no Sítio Boa Esperança e na sede da Agroindústria da Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope/frutas), da Vila de Engenho, utilizando as técnicas desenvolvidas pelos pesquisadores, e colocando em prática junto aos produtores.

 

Fotos:Emerson Martins/Sepror


"Aqui nós temos em torno de 17 hectares e em base de 30 mil pés de abacaxi por hectare. É uma satisfação enorme receber os produtores de vários locais do estado, avançando e buscando conhecimento para aplicar no campo", finaliza o produtor rural e proprietário do Sítio Boa Esperança, José Ronildo Pessoa.


Estiveram presentes: produtores rurais de Itacoatiara, Careiro da Várzea, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira e Manaus; prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim; o chefe-geral da Embrapa Ocidental Ocidental, Everton Cordeiro; Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).


WORKSHOPS


Ao todo, já foram realizados os workshop das cadeias da banana, cupuaçu, castanha e do abacaxi, com a participação de mais de 400 pessoas, entre produtores, empresários e técnicos, de instituições privadas e governamentais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 
Ainda serão abordadas as cadeias produtivas do açaí, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária e estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror, para desenvolvimento destas cadeias produtivas no Estado. 
LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia