A tecnologia da inteligência artificial está cada vez mais presente na nossa vida. Já é possível gerar textos criados pela IA, compor músicas, produzir códigos de programação, imaginar e concretizar fotos, ilustrações e até produzir vídeos artificialmente.
Mas nem todo muito sabe que a inteligência artificial está cada vez mais adentrando uma área fundamental na vida de todas as pessoas: a saúde.
Há vários recursos e ferramentas que já estão sendo desenvolvidos e que prometem em breve transformar a qualidade dos serviços de saúde no mundo todo. Confira 4 destes casos que logo estarão entre nós.
Veja também
Inteligência artificial desenvolvida na Unicamp mapeia danos da Covid-19 em pulmões infectados
Como excluir sua conta do WhatsApp
1. EVOLUÇÃO NOS DIAGNÓSTICOS
Uma parte fundamental dos cuidados com a saúde envolve a capacidade de se produzir diagnósticos sobre os pacientes que sejam suficientemente precisos e completos. E a IA tem sido aprimorada para poder auxiliar os médicos neste sentido.
Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para tentar agilizar a parte do diagnóstico e levantar uma quantidade maior de dados que podem ser analisados pelos profissionais de saúde. Digamos, por exemplo, que você note uma pinta estranha no seu corpo. Em breve, você terá em mãos aplicativos nos quais será possível carregar uma foto desse sinal para obter um diagnóstico provável do que pode ser.
Mas a IA se presta para outros fins além de sugerir tratamentos. Ela já opera (pense, por exemplo, nos smartwatches) para a função de prevenção, coletando dados o tempo todo que podem ser monitorados e analisados pelos médicos — que certamente não vão perder a sua função, mas terão novos aliados super inteligentes.
2. IMAGENS DE ALTA QUALIDADE
A qualidade das imagens médicas também devem aumentar muito com o auxílio da IA. A proposta das novas tecnologias de saúde vai ser a de usar a inteligência artificial como uma espécie de lupa ultrapotente, muito mais precisa que o olho humano.
Ou seja, as ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e raios-x feitos hoje vão se tornar muito mais precisos por conta das tecnologias que estão surgindo, que envolvem, por exemplo, imagens 4D e holografia. A promessa é que estas tecnologias avançadas funcionem como se estivessem procurando uma agulha no palheiro — mas, agora, a agulha será encontrada em poucos segundos.
3. CIRURGIAS ROBÓTICAS
Todos os dias, estamos vendo notícias sobre cirurgias inovadoras feitas por robôs em que a tecnologia possibilitou feitos incríveis. Pois bem: para os próximos anos, esses aliados dos cirurgiões humanos irão se tornar cada vez mais presentes na medicina.
O uso de robôs para a realização de cirurgias fornece muitas vantagens. As incisões podem ser bem menos invasivas, trazendo menos traumas aos pacientes e uma recuperação mais rápida. Os procedimentos cirúrgicos devem se tornar muito mais precisos por conta dessas máquinas extremamente inteligentes.
4. ASSISTENTES VIRTUAIS DE SAÚDE
Fotos: Reprodução
Muitas vezes, sentimos alguma coisa diferente, mas acabamos não indo em médicos para verificar se algo está acontecendo em nosso organismo. Pode ser que a fila para atendimento seja muito longa, ou que você não tenha o dinheiro para pagar a consulta. E, nesse caso, simplesmente aguentamos a dor ou, pior, acabamos recorrendo à automedicação.
Em um futuro próximo, os assistentes virtuais de saúde devem melhorar muito essa questão. Estas ferramentas de inteligência artificial pretendem servir como "mini médicos" acessíveis o tempo todo, e que conseguem nos atender imediatamente quando nos sentimos mal. Elas irão auxiliar no monitoramento de sintomas, além de armazenar nosso histórico médico e nos sugerir os tratamentos necessários. E estas tecnologias vão funcionar também como secretárias, até marcando horários com profissionais se for necessário. Incrível, não?
Fonte: Mega Curioso