“Polenguinho”, “queijinho”, e outros tantos apelidos “carinhosos” são usados para falar da secreção branca que se forma no pênis ou vagina e muita gente encontra na parceria durante o sexo. O que pouco se sabe é que o nome verdadeiro da secreção é esmegma.
Trata-se de uma secreção de cor branca que se forma naturalmente na pele com o acúmulo de oleosidade. Nos homens, costuma aparecer embaixo do prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis. Nas mulheres, se acumula principalmente em volta do clitóris.
Apesar de, por si só, não causar mal algum, é necessário que se faça a higienização correta, pois seu acúmulo pode aumentar os riscos de alguns problemas.
Veja também
![](https://portaldozacarias.com.br/site/arquivos/imagens/noticias/2023/07/grande/20230701213356captura_de_tela_2023-07-01_212858.jpg)
Atriz abandona OnlyFans após vender foto do seu sovaco por R$ 75mil
Após 40 anos, descoberta de fóssil de feto de preguiça gigante encontrado em Minas Gerais é divulgada
“A falta de higienização pode aumentar o risco de infecções genitais, como inflamações do prepúcio e infecção urinária”, explica o urologista e sexólogo Celso Marzano, conhecido como Dr. do Sexo.
![Pés de casal na cama após o sexo - Metrópoles](https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2023/06/14165326/sexo-1-13.jpg)
Além disso, a falta de higiene e o acúmulo excessivo de esmegma podem causar, além de mal cheiro, uma aparência desagradável, tornando o sexo incômodo.
![Mulher tendo um orgasmo deitada na cama - Metrópoles](https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2023/06/14165319/sexo-3-15.jpg)
Fotos: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter, Youtube e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Para a higienização de áreas íntimas, basta fazer a lavagem com água e sabão neutro e, no caso da vagina, se limitar a parte externa.
Fonte: Metrópoles