Vira e mexe, surgem na internet técnicas que envolvem usar a banana como um meio para emagrecer rapidamente. É o caso das chamadas dieta da banana ou do chá de banana. Mas será que isso realmente funciona?
Essa tendência fez sucesso pela primeira vez em 2008 no Japão e foi criada pela farmacêutica Sumiko Watanabe. E a dieta tem como base comer banana todos os dias pela manhã. A ideia é substituir todo o café da manhã por banana à vontade. Em algumas variações, é dito que você deve consumir apenas quatro bananas com um ou dois copos de água em temperatura ambiente, ou morna.
E claro que não há problema em colocar a banana na sua dieta. Afinal, ela tem inúmeros benefícios para a saúde. “A banana é uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, sendo rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano. A fruta também possui efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico”, explica o médico nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara.
Veja também
3 opções de alimentos que fazem bem para a memória
Beterraba: 5 motivos para incluir o legume na sua alimentação
Porém, será que a ideia de trocar a refeição matinal por bananas todos os dias é realmente boa e segura? Segundo o especialista, não exatamente.
PROBLEMAS DA DIETA DA BANANA
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a banana não é o melhor alimento para comer em tanta quantidade quando se quer emagrecer. “A redução de peso defendida pela dieta da banana se daria pela saciedade causada pela fruta, ao criar uma espécie de gel no estômago que levaria à demora da digestão. Porém, o consumo exagerado da fruta pode, na verdade, dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, diz Jefferson.
Fotos: Reprodução
Além disso, na dieta da banana, a principal refeição do dia acaba não oferecendo variedade de nutrientes o suficiente para que o corpo tenha energia para realizar as tarefas do cotidiano. Nesse sentido, o eficaz é fazer uma dieta onde os nutrientes sejam distribuídos bem entre horários e refeições corretas.
Vale ressaltar ainda que pacientes renais crônicos e diabéticos devem fugir ainda mais dessa dieta. Isso porque o primeiro grupo não deve consumir excesso de potássio e o segundo precisa evitar o excesso de açúcar.
Ou seja, pode sim acrescentar banana na dieta, já que essa fruta faz muito bem para a saúde. Mas não dessa forma, substituindo toda uma refeição por ela diariamente.
Fonte: Alto Astral