Após o sucesso global do ChatGPT e dos robôs de inteligência artificial (IA), a Microsoft está trabalhando em um protótipo de uma mochila inteligente desde o início do ano.
Segundo informações da própria companhia, o pedido da sua patente foi enviado ao órgão regulador norte-americano em maio e aprovado recentemente. A seguir, entenda melhor como o acessório deve funcionar e conheça os seus possíveis recursos.
De acordo com a Microsoft, a nova mochila smart terá câmeras, microfones e alto-falantes acoplados ao seu material, além de um processador, espaço de armazenamento e conexão com a internet. A companhia também afirmou que o equipamento poderá ser capaz de identificar objetos no ambiente e acessar conteúdos salvos na nuvem, além de realizar tarefas como adicionar lembretes no calendário ou verificar preços de itens ao seu redor.
Veja também
Entenda como dispositivo criado pela Unicamp pode estimular saciedade e substituir bariátrica
IMAGENS FORTES! Sargento da Polícia Militar é executado por criminosos enquanto varria a rua de casa. VEJA VÍDEO
Ao que parece, a ideia da fabricante é que a mochila funcione como uma espécie de “assistente virtual vestível” e que seja capaz de compreender e identificar diversos contextos. Sendo assim, o dispositivo conseguirá detectar o ambiente no qual está inserido a partir de um comando enviado pelo usuário.
Se a pessoa estiver com a mochila em um mercado, poderá usá-la para comparar os preços dos itens à venda ou checar os valores dos mesmos produtos em outras lojas próximas. Ainda segundo a Microsoft, a mochila também estará apta para concluir tarefas mais complexas, como obter as direções mais seguras quando os seus usuários estiverem esquiando, por exemplo.
Em uma publicação recente no blog MS PowerUser, a companhia explicou detalhadamente o provável funcionamento do equipamento. Assim que a mochila recebe um comando, ela automaticamente utiliza os seus diversos sensores para reunir informações e identificar o ambiente e os contextos nos quais está inserida.
Em seguida, esses dados são enviados ao software de IA para serem interpretados através do reconhecimento de fala e do processamento de linguagem natural. Logo após, a inteligência artificial retorna a solicitação com uma resposta — que pode ser direta ao comando que foi enviado ou uma mensagem para reunir mais informações antes de concluir a ação.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Não há informações sobre o início da fabricação tanto da mochila quanto dos componentes que acompanharão o modelo da Microsoft. Além disso, também não foi revelada uma possível data de lançamento do gadget até o momento.
Fonte: Tech Tudo