Ciência & Tecnologia : Os 5 asteroides que mais apresentam risco para a terra
Enviado por alexandre em 07/10/2023 11:39:26

Foto: Reprodução

Em um passado distante, estima-se que a colisão de um asteroide contra a Terra teria devastado grande parte da população animal que aqui existia — inclusive acabando com a existência dos dinossauros que dominavam o mundo.

 

Desde então, a NASA descobriu a existência de mais de um milhão de asteroides. A maioria deles fica no cinturão de asteroides entre Júpiter e Marte, outros flanqueiam Júpiter ou caíram no cinturão gelado de Kuiper, além de Netuno.

 

Dentro dessas rochas espaciais, cerca de 33 mil orbitam perto da Terra. E existe a chance de alguma delas nos oferecer perigo? Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco asteroides que apresentem o maior risco para o nosso planeta no futuro!

 

Veja também

 

O mistério de por que Marte está girando cada vez mais rápido

 

Cientistas revelam um titanossauro de 25 metros de comprimento que viveu na Espanha

 

5. 2008 JL3

 

(Fonte: GettyImages)

 

Normalmente, a NASA costuma calcular cenários de impactos de asteroides para os próximos 100 anos. De acordo com a estimativa feita pela Agência Espacial dos Estados Unidos, existe uma chance em 6,7 mil de o asteroide 2008 JL3 nos atingir, com a data mais provável sendo o dia 1º de maio de 2027.

 

Esse asteroide possui 30 metros de diâmetro, um tamanho não tão absurdo assim se pararmos para pensar. Existem 44 datas possíveis para esse potencial impacto, que variam de 2027 até 2122.

 

4. 2000 SG344

 

(Fonte: GettyImages)

 

Assim como o 2008 JL3, o asteroide 2000 SG344 também possui cerca de 30 metros de diâmetro. Ele é grande o suficiente para possivelmente formar uma cratera com o impacto, mas nada que apresente riscos tão absurdos assim. Porém, dado ao seu tamanho menor, é mais provável que ele se desintegre ao entrar em nossa atmosfera.

 

Devido à sua órbita semelhante à da Terra e a proximidade com o planeta em 1971, os cientistas acreditam que esse asteroide pode ter sido um remanescente do lançamento de um foguete em vez de uma rocha real. A data de impacto mais provável seria 16 de setembro de 2071.

 

3. 2021 UE

 

(Fonte: GettyImages)

 

O asteroide 2021 UE é outro que entra na lista com os seus "singelos" 30 metros de diâmetro. As probabilidades dele atingir a Terra são relativamente pequenas, estimadas em uma chance em 23 mil. Esse número representa uma probabilidade menor do que a que você tem de ser atingido por um raio ao longo de sua vida.

 

O asteroide também poderá ter um impacto potencial em 24 de fevereiro de 2024, embora a data de impacto mais provável seja no dia 29 de agosto de 2056.

 

2. 1950 DA

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

Com massivos 1,3 km de diâmetro, o asteroide 1950 DA pode ser visto por meio de imagens de radar. Isso também significa que ele está orbitando a uma certa distância da Terra. Essa rocha foi estudada de perto o suficiente para projetar cenários de impacto além do padrão de 100 anos.

 

Ainda que a probabilidade de impacto seja de uma em 34 mil, a data mais provável para o fenômeno seria no dia 3 de março de 2880. Embora a colisão possa provocar danos consideráveis, lembre-se que você não estará mais aqui para presenciar o caos.

 

1. BENNU 

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

Fotos:Reprodução

 

A maior ameaça para a Terra em forma de asteroide é uma rocha chamada Bennu. A sua data de impacto potencial mais próxima é no dia 24 de setembro de 2178. Esse asteroide possui cerca de 487 metros de diâmetro, o que não é nada perto do 1950 DA, mas já é um tamanho considerável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em 2020, uma nave espacial da NASA viajou até Bennu e coletou uma amostra rochosa que acaba de retornar à Terra em 2023. Como Bennu é um objeto espacial primitivo, estudar esse tipo de rocha pode nos ajudar a compreender as origens do Sistema Solar. Porém, vale ressaltar que a probabilidade de um impacto acontecer no futuro é de uma em 2,7 mil.  

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia