Você tem mais ciúme sexual ou emocional? Um estudo realizado pela psicóloga Andrea Stravogiannis, autora do livro Ciúme Excessivo & Amor Patológico, apontou não só que esses dois tipos de ciúme diferem, mas também que 69% dos homens têm mais ciúme sexual, enquanto 89% das mulheres têm mais ciúme emocional.
Segundo a estudiosa, essa diferença vem sendo estabelecida desde o evolucionismo.
“Isso passou a acontecer porque para a mulher, fisicamente, é muito mais custoso ter um filho. Ela consegue ter no máximo uma gestação por ano, enquanto o homem pode fazer milhares de filhos de uma só vez, sem percalços físicos. A partir disso, passou a ser mais custoso para as mulheres dividir algo emocionalmente”, explica.
Veja também
Consumir proteína em todas as refeições ajuda a emagrecer; entenda
Nutricionista explica os cuidados e os benefícios do uso da albumina
Além disso, apesar de não ser definidor, há que se levar em conta também o modus operandi e crenças de uma sociedade patriarcal e machista. Muitas mulheres “aceitam” ser traídas porque são apenas aventuras, enquanto homens, apesar de infiéis, são contra relações não monogâmicas, por exemplo.
“Socialmente falando, é mais difícil para o homem encarar a liberdade sexual da parceira, uma vez que estamos numa sociedade conservadora que por muito tempo nos ensinou que os homens poderiam ter aventuras sexuais, enquanto as mulheres não tinham a mesma permissão”, diz.
Fonte: Metrópoles