Brasil : Professor paraibano integra ranking de pesquisadores mais influentes do mundo, segundo ranking internacional da Elsevier
Enviado por alexandre em 26/10/2023 10:30:00


PUBLICIDADE

O docente do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e do Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza, ambos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rômulo Alves, está entre os cientistas mais influentes do mundo do ano de 2023, segundo o ranking internacional divulgado na última semana pela editora Elsevier.

A classificação, publicada anualmente em parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, é considerada uma das mais prestigiadas internacionalmente e engloba dados separados em duas listas, uma, referente às publicações durante toda a carreira dos pesquisadores (até o final de 2022); e outra, com dados sobre as citações acadêmicas que os cientistas receberam somente em 2022.

A seleção faz referência a 2% dos pesquisadores mais citados, com base nos dados de mais de 9 milhões de cientistas dividido em 22 grandes áreas e 176 campos específicos, a partir de informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares. A análise leva em conta, principalmente, os parâmetros de citação padronizados, citações de artigos com base nas posições do autor, e outros índices.

Com uma produção consistente na área de Zoologia e ênfase em Etnozoologia, o professor Rômulo Alves evidencia que figurar no ranking é um estímulo para si e para outros pesquisadores associados aos grupos de pesquisa que integra. O docente reforça ainda que o apoio de instituições públicas do Brasil aos seus cientistas é de fundamental importância, e levantamentos como esse devem orientar os órgãos de fomento em relação às melhores maneiras de usar as verbas públicas destinadas a pesquisa, que são fundamentais para o desenvolvimento dos estudos, que projetam o país em um cenário mundial de produção científica.

“Pessoalmente é uma satisfação muito grande ter o meu nome figurando mais uma vez nessa lista, representando a UEPB, pois isso atesta que nossas pesquisas tem impactado o nível do conhecimento no mundo todo, servindo como referência para outras pessoas que fazem pesquisa e portanto serve como reconhecimento mundial da qualidade dos estudos desenvolvidos na UEPB, pelo nosso grupo de pesquisa, que envolve também alunos e outros docentes parceiros, incluindo de outras instituições”, resume Rômulo.

Bolsista de produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando como um dos editores chefes da revista “Ethnobiology and Conservation” (Etnobiologia e Conservação), que é indexada na Web of Science e Scopus, o professor Rômulo desenvolve estudos voltados ao uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.

A partir desse conhecimento e vivências o docente tem auxiliado na formação de novos pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, que após a formação na UEPB passam a integrar os principais centros de pesquisa do país e do exterior, conquistas importantes que evidenciam a vocação da instituição para a pesquisa e para a formação de novos cientistas.

Redação com dados da UEPB


Professora paraibana vence prêmio nacional inspirada em obra de Augusto dos Anjos

https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141737/professora-com-eu-80x50.webp 80w" />

Uma grande conquista para a Paraíba tendo como inspiração a obra de Augusto dos Anjos. A professora paraibana Elciane de Lima Paulino, egressa do curso de Licenciatura em Letras e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Câmpus III, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) localizado em Guarabira, foi uma das vencedoras da 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10, um dos maiores prêmios da Educação Nacional.

O Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. O prêmio foi criado em 1998 e está na 25ª edição, realizado pela Fundação Victor Civita e Instituto SOMOS.

A paraibana foi premiada na categoria Inovação e Tecnologia, com o projeto “Introspecção poética de Augusto dos Anjos nos EUs do Século XXI”. Ela concorreu com um projeto sobre a obra “Eu e outras poesias”, do escritor paraibano Augusto dos Anjos. O projeto surgiu em 2022 e mergulhou os estudantes na obra do autor, incentivando a leitura, produção de textos poéticos e o estudo da linguagem poética.

A docente, que leciona na Escola Estadual de Ensino Médio John Kennedy, no mesmo município, foi premiada na categoria Inovação e Tecnologia. A cerimônia de entrega está programada para acontecer no dia 25 de outubro, no Teatro B32, em São Paulo.

O projeto apresentado por Elciane, intitulado “Introspecção poética de Augusto dos Anjos nos EUs do Século XXI”, proporcionou aos estudantes dos 1° e 2° anos do Ensino Médio uma imersão profunda na obra do poeta paraibano. A proposta teve como foco a leitura e produção de textos poéticos e o estudo aprofundado dos recursos da linguagem poética, permitindo que os estudantes mergulhassem na riqueza literária e cultural de sua região.

“Eu sempre digo que cada professor que nasce traz consigo a esperança de um mundo melhor e cresce na busca desse acontecimento. No fim, leva consigo a certeza de sua contribuição. A minha trajetória na escola pública reflete grandes desafios, dedicação, superação, sonhos e conquistas. Portanto, o alcance de um dos maiores prêmios da educação básica no Brasil reafirma as contribuições do meu trabalho não apenas na vida dos meus estudantes e da minha comunidade escolar, mas também na construção do meu País. As expectativas para o dia da premiação são as melhores: vivenciar experiências positivas com pessoas que amam a educação, e trazer para a Paraíba novas perspectivas de ensino-aprendizagem”, ressaltou Elciane.

A professora destacou a importância da formação adquirida na UEPB para a conquista deste prêmio.

“Um dos critérios de seleção do prêmio é se as metodologias utilizadas são coerentes com o conhecimento mais atualizado na área em que o trabalho foi inscrito. Percebo a importância da minha formação no Mestrado Profissional em Letras, sobretudo neste aspecto, uma vez que minha dissertação se tratou de uma proposta de intervenção na área de Literatura, tomando por base a Sequência Expandida do Letramento Literário, apresentada por Rildo Cosson, em sua obra Letramento Literário. Conheci o escritor, que é uma referência na área, no Mestrado, em 2017 ”, rememora Elciane.

https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141802/prof-300x219.png 300w, https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141802/prof-150x109.png 150w, https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141802/prof-380x277.png 380w, https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141802/prof-80x58.png 80w, https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141802/prof-760x554.png 760w, https://pbagora.s3.amazonaws.com/2023/10/21141802/prof-600x438.png 600w" />

Professora de português na mesma escola estadual há 14 anos, Elciane é muito elogiada pelos colegas de trabalho pelos projetos desenvolvidos na instituição de ensino. “Elciane demonstra pra gente no dia a dia essa alegria, essa vontade e esse entusiasmo de viver a redução”, afirmou o professor Rubens Ribeiro.

O próximo passo da premiação deve levar Elciane Paulino para São Paulo, onde um Comitê Avaliativo decidirá a posição de cada ganhador nos eixos temáticos, onde ela concorre a um vale-presente no valor de R$ 25 mil. No dia 25 de outubro, uma Cerimônia de Premiação deve divulgar o nome do Educador do Ano, que deve garantir R$ 25 mil para a instituição de ensino da professora.

Redação

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia