Brasil : 4 histórias curiosas sobre a origem de bairros de Porto Velho
Enviado por alexandre em 30/10/2023 09:34:13

Um dos mais populares é Arigolândia, pois durante a 2ª Guerra Mundial, soldados da borracha foram para Porto Velho e entre eles muitos eram nordestinos, chamados de "arigós".


Alguns bairros de Porto Velho, em Rondônia, têm histórias curiosas sobre suas origens. Um deles é Pedacinho de Chão. Na década de 1970 foi preciso abrir uma avenida chamada Norte e Sul, que começava na avenida Pinheiro Machado e acabava no quartel do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), que hoje é a Avenida Rogério Weber, no bairro Baixa da União. 

As pessoas foram retiradas e transferidas para um novo local, o Pedacinho de Chão, que recebeu esse nome em homenagem a uma novela da Rede Globo que passava na época. 

"Então falaram pra os moradores que os levariam para uma terra legalizada e documentada onde eles teriam o pedaço de chão de deles", explicou o economista e historiador Anísio Gorayeb.

Já o bairro mais antigo da história do município, Caiari, surgiu como o primeiro conjunto habitacional do Brasil, a partir do primeiro governador do Território Federal do Guaporé, Aluísio Ferreira, que nacionalizou a Ferrovia Madeira-Mamoré. 

"Aluísio era diretor da Estrada de Ferro e tinha a intenção de construir o conjunto com casas em alto padrão de luxo para que morassem os diretores, engenheiros e administradores da Madeira-Mamoré", contou Gorayeb.

Sobre o bairro Triângulo, localizado na beira do rio, o historiador explicou que com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o trem entrava em um triângulo para virar a locomotiva e conseguir retornar o trajeto, a ação deu origem ao nome do bairro.

Durante a 2ª Guerra Mundial, soldados da borracha foram para Porto Velho, muitos nordestinos chamados de "arigós" moravam na região próxima ao Rio Madeira que recebeu o nome de Arigolândia, pela grande concentração destes moradores. 

Vista aérea do Bairro Arigolândia. Foto: Anisio Gorayeb Filho

Ruas e avenidas 

De acordo com o historiador, as grandes obras de Porto Velho foram realizadas pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e definiu o traçado da cidade, herdado dos americanos que implantaram o formato de ruas retas, que levavam aos pontos extremos, facilitando a locomoção pela cidade.

A avenida Sete de Setembro chamava-se rua do Comércio e a avenida Presidente Dutra, de Rua Divisória, e surgiram no início da criação da cidade. Surgiram outros bairros com nomes curiosos, como o bairro da Lagoa, que fica localizado em uma região que alagava muito e todas as ruas têm nomes de peixes, e o bairro Marechal Rondon, que as ruas receberam nomes de minérios.

*Acervo g1 Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia