Apesar do sexo estar presente na rotina das pessoas e a maior parte da população adulta ser sexualmente ativa, o fato é que — casal ou solo — muita gente tende a deixar sua sexualidade “morrer”.
Mas é importante lembrar que, mais que um lazer, uma vida sexual ativa é muito importante para o bem-estar e manutenção da saúde física e mental. Também por isso, a sexualidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos pilares para uma vida saudável.
Desde o momento da excitação até o orgasmo, são liberados hormônios, além de o “rala e rola” trazer mais oxigenação para os tecidos, aumentar a circulação sanguínea, melhorar o sistema cardiológico, dentre tantos outros benefícios.
Veja também
Cientistas sugerem que consumo de sal está associado a diabetes
Aprenda um treino rápido que emagrece e equivale a 1h de corrida
“O processo todo promove a liberação da ocitocina, a chamada droga do amor, que promove conexão com a pessoa que está ao seu lado, e traz relaxamento”, afirma a ginecologista Lilian Fiorelli.
Dito isso, é preciso estar atento(a) para não deixar essa área de lado, com ou sem um crush. Confira seis dicas para não deixar a sexualidade morrer no seu dia a dia:
MASTURBAÇÃO
A masturbação é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Logo, para não deixar a sexualidade morrer, é importante estar com a masturbação em dia e não esquecer de dar amor e prazer para si mesmo.
“A prática deve ajudar a conhecer melhor o próprio corpo e as formas de prazer, e também é uma forma de ter um prazer sexual num momento em que não se pode, ou não se deseja ter esse prazer com outra pessoa”, explica o urologista João Brunhara.
SEX TOYS
Sozinho(a) ou acompanhado(a), os sex toys são grandes aliados para apimentar a sexualidade. Além de incrementar o momento da masturbação, o brinquedinho pode também deixar o sexo a dois bem mais interessante.
COMUNICAÇÃO
Por mais clichê que possa parecer, o diálogo e a comunicação clara sobre desejos e preferências na cama faz toda a diferença na qualidade do sexo. “Caso desejos não sejam alinhados logo no início, é grande o risco de gerar um comportamento sexual frustrado que vai se acumulando, uma vez que as pessoas podem e adotam um modus operandi sexual que não as agrada”, aponta o terapeuta sexual André Almeida.
FETICHES
Que tal tentar novos fetiches na cama para apimentar a vida? Das mais convencionais às mais ousadas, são muitas as opções de fetiches para colocar em prática. Apesar de ainda haver muito preconceito em torno do tema, fetiches são práticas totalmente saudáveis, desde que praticadas com segurança e total consentimento entre os envolvidos.
Foto: Reprodução
SEXO MARCADO
Muita gente pode achar estranho, mas a verdade é que, na correria do dia a dia, marcar horário para a masturbação ou sexo pode ser muito benéfico. Desta forma, a sexualidade não fica “perdida” em meio aos tantos afazeres da vida moderna.
POSIÇÕES
Por mais que o básico bem feito seja mais que o necessário para proporcionar muito prazer, variar o repertório Kama Sutra e tentar novas posições sexuais pode ser divertido e movimentar a vida sexual.
Fonte: Metrópoles