Justiça : Ministros do STF veem Dino “preso” na Justiça após Lula decretar GLO
Enviado por alexandre em 03/11/2023 00:26:05


Flávio Dino, cotado para governo Lula, descarta descriminalização das drogas: 'Não vai haver' - BBC News Brasil
Flávio Dino e Lula. Foto: reprodução

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dizem, em caráter reservado, que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos para combater o crime organizado deixa Flávio Dino “preso” no Ministério da Justiça. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

Essa medida, que confere às Forças Armadas autoridade policial nesses locais, está programada para iniciar na próxima segunda-feira (6) e se estender até maio de 2024.

Segundo a avaliação desses magistrados, a atual crise de segurança pública no Rio de Janeiro pode ter comprometido uma eventual indicação de Dino ao STF. O ministro, que já foi considerado favorito para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber, viu seu favoritismo declinar nos últimos dias.

Os recentes episódios de violência no Estado fluminense, juntamente com a relação tumultuada de Dino com o Congresso, já eram vistos como obstáculos para uma possível mudança de cargo do ministro. Para membros da Corte, a apresentação do plano de segurança torna “desafiadora” uma saída de Dino do comando do Ministério da Justiça neste momento. A percepção é que, até certo ponto, a competência de Dino na gestão do ministério pode impedir sua indicação para o STF.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia