Regionais : PM age rápido e impede invasões em área de fazenda no município de Nova Brasilândia
Enviado por alexandre em 03/11/2023 15:39:13


A fazenda Capão da Onça, no município de Nova Brasilândia, Rondônia, por decisão judicial foi reintegrada em maio de 2022, quando a Polícia Militar de Rondônia deu apoio ao oficial de Justiça para cumprimento da determinação judicial. Nesta terça-feira, 1 de novembro, a Polícia Militar tomou conhecimento da instalação de abrigos provisórios, supostamente por pessoas com o objetivo de invadir a área.  Para o local, foram descoladas equipes de policiais militares do 10º e 11º Batalhões com o objetivo de impedir que novamente a fazenda seja invadida.

video onça

De acordo com informações do 10º Batalhão, em Rolim de Moura, a Polícia Militar realizava, após o cumprimento da ação, patrulhamento no local, para que não acontecesse nova invasão. Porém, em janeiro deste ano, algumas pessoas estavam se preparando para invadir, mas depois de entendimentos com os policiais militares, eles saíram voluntariamente.

Novamente, hoje, 1 de novembro, foram vistas barracas de lona instaladas na área da fazenda. As equipes da Polícia Militar – 10º e 11º Batalhões – foram ao local e, após entendimentos com os supostos invasores, estes saíram pacificamente da área.

PM realiza evento de promoção e prevenção em saúde mental para os servidores da Secretaria de Segurança do Estado

De março a setembro de 2023, foi realizado o programa de promoção e prevenção em saúde mental para os servidores da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC. O principal objetivo desse programa foi proporcionar um espaço de debate e esclarecimento das principais questões em saúde mental no contexto do trabalho, bem como, incentivar o hábito do autocuidado, aumentar a satisfação, motivação e bem-estar dos servidores, e, por fim, promover autonomia e prevenção do adoecimento mental.

Durante o programa, foram realizadas rodas de conversa não-diretivas com duração de 1h30, a cada duas semanas, sob a coordenação da major PM Psic. Alessandra Machado e com a execução da psicóloga do projeto voluntariar Edeilania Lisboa.


Ao término do programa, uma pesquisa de satisfação e avaliação foi aplicada, e os resultados foram excelentes. A maioria dos participantes avaliou positivamente o evento, com 96,6% afirmando que os conteúdos abordados trouxeram aprendizados tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais. Além disso, 89,7% expressaram interesse em participar de outros eventos com a mesma proposta, inclusive indicando possíveis temas, como relações interpessoais no trabalho, gerenciamento do estresse e ansiedade no ambiente de trabalho, gestão de tempo e metas, e tópicos relacionados à saúde geral, como qualidade do sono e saúde financeira.

Um dos participantes destacou: “Elogio pela iniciativa de reunir os servidores e abordar dinâmicas que nos fizeram tirar um pouco o foco do trabalho e nos permitiram olhar para os colegas com um olhar mais humano, conhecendo mais suas personalidades, hobbies e desenvoltura de forma mais descontraída. A dinâmica e a experiência da facilitadora em lidar com um grupo diversificado foram muito positivas”.

Diante da experiência positiva e das avaliações favoráveis, a Diretoria de Serviço Social, em conjunto com a SESDEC, planeja renovar a parceria e executar uma nova edição do programa em 2024, levando em consideração os feedbacks e sugestões feitos pelos participantes.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia