Regionais : Como o PCC pode driblar decreto de GLO em São Paulo
Enviado por alexandre em 08/11/2023 16:08:56


Militares realizando buscas em embarcações no porto de Santos. Foto: reprodução

A desembargadora Ivana David, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), alerta que a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para combater o tráfico de drogas e armas nos portos e aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, pode levar o Primeiro Comando da Capital (PCC) a transferir suas atividades ilícitas para outros locais menos monitorados no país.

“Os militares das Forças Armadas vão ajudar a prender a ponta do iceberg. Essa ação não atinge o coração e o cérebro das facções criminosas”, disse a desembargadora.

Ela possui mais de três décadas de experiência acompanhando processos judiciais relacionados à facção paulista, explicando que a presença das Forças Armadas nos portos e aeroportos contemplados pela operação pode temporariamente inibir as operações do tráfico internacional, mas não impede que o PCC reorganize suas atividades em outras áreas do território nacional.

“Estamos em um país continental. Claramente, quando se impõe uma GLO em dois ou três portos e aeroportos, ela vai gerar uma saturação naqueles locais. Com a presença dos militares, obviamente, o crime organizado ou vai recuar com a GLO presente, ou procurar outros portos e aeroportos para a saída da droga do país”, afirmou Ivana David.

A ação das Forças Armadas, composta por militares da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB), pretende prender suspeitos em flagrante e apreender cargas ilegais, especialmente de drogas e armas, intensificando as ações de segurança já em andamento nos portos e aeroportos por forças federais, estaduais e municipais.

Com 350 homens atuando no Porto de Santos, os fuzileiros navais iniciaram suas operações no litoral de São Paulo. Enquanto isso, a infantaria da FAB, composta por 120 militares, está sendo deslocada para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Porto de Santos é a principal saída de drogas para a Europa. Foto: reprodução

A desembargadora também ressaltou a importância de um trabalho de inteligência para combater efetivamente as atividades ilícitas das facções criminosas, já que a operação atual não aborda o cerne e a estrutura do PCC.

Santos, principal ponto de saída de cocaína para a Europa via marítima, representa um lucro anual de pelo menos R$ 10 bilhões para o PCC.

Antes da GLO, a atuação da Marinha nos portos se limitava a inspeções de caráter administrativo, mas agora, com as novas prerrogativas concedidas pelo decreto presidencial, os militares estão autorizados a realizar revistas minuciosas em bagagens e contêineres.


Interpol prende 2 brasileiros no Líbano por suspeita de terrorismo com o Hezbollah


Militantes do Hezbollah durante funeral de combatente morto em bombardeio de Israel. Foto: Hassan Ammar/AP

A Interpol foi acionada para prender dois brasileiros que estão no Líbano, suspeitos de envolvimento no planejamento de atos de terrorismo no Brasil. Ambos possuem dupla nacionalidade, brasileira e libanesa. Segundo o G1, a investigação começou com inteligência fornecida pelos governos de Israel e dos Estados Unidos, resultando em uma operação realizada nesta quarta-feira (8).

A divisão antiterrorismo da Polícia Federal em Brasília foi alertada de que brasileiros, incluindo alguns com histórico criminal, estavam sendo recrutados pelo Hezbollah no Líbano para executar ataques no Brasil. As investigações revelaram viagens recentes de alguns brasileiros a Beirute para encontros com o grupo, nos quais foram acertados valores pela colaboração em atos terroristas, listas de alvos e o recrutamento de executores.

Um dos suspeitos foi detido na noite de terça-feira (7) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), enquanto o outro foi preso na quarta-feira (8) em Santa Catarina. As prisões são temporárias por 30 dias.

Além disso, durante as operações, que também envolveram mandados em Minas Gerais e no Distrito Federal, foram apreendidos celulares, computadores, agendas e anotações.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia