Regionais : PM/RO participa da abertura do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Gestão de Segurança Pública, da Emeron
Enviado por alexandre em 10/11/2023 15:30:00


Coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador José Antônio Robles,  Vice-diretora da Escola da Magistratura de Rondônia, Karina Miguel Sobral e o coronel PM Paulo Henrique Barbosa, secretário Executivo da Sesdec

 Tendo em vista um cenário social em que a violência tem demandado constante atenção por parte da sociedade organizada e, por consequência das polícias militares, demonstra-se relevante a definição de estratégias que possam conduzir a níveis desejáveis os indicadores de criminalidade e ao bom desempenho dos profissionais de segurança pública, além disso, as relações sociais que evoluem diariamente, e as instituições policiais devem aprimorar-se para evoluir junto, por meio de uma gestão eficaz dos meios e recursos financeiros, tecnológicos e de pessoas, para isso a Escola da Magistratura de Rondônia, realiza o Curso de Pós-graduação Lato Sensu Gestão de Segurança Pública, com a participação de policiais militares da PM rondoniense.


Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, a parceria do Tribunal de Justiça, por meio da Escola da Magistratura de Rondônia, com as forças de segurança do Estado, especialmente a Polícia Militar, traz um fortalecimento jurídico, permitindo convergências de esforços na captação e no aperfeiçoamento dos servidores que atuam na justiça e dos aplicadores da Lei, caso a PM. Este encontro permite ainda, além da qualidade de ensino, a harmonia e conhecimento dos participantes da pós-graduação da gestão em Segurança Pública.

 

O aperfeiçoamento no tema proposto é importante para garantir a eficiência, eficácia e transparência nas ações de segurança, promovendo a proteção da população e o combate aos que vivem a margem da Lei. A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – EMERON, realiza o Curso, com o intuito de redesenhar e estabelecer um modelo de excelência em gestão que estabelece de maneira clara o pensamento sistêmico, a permitir que os princípios da eficácia, eficiência e efetividade se consolidem a partir de processos e padrões definidos e consubstanciados sob a visão mais moderna da administração gerencial.

 

Autor: Lenilson Guedes / Diretoria de Comunicação Social da PMRO. 

Fotos: cabo PM Jordan / Diretoria de Comunicação Social da PMRO.


Batalhão de Trânsito divulga balanço do ano de 2023 e orientações para a população

O levantamento destaca as vias com maiores índices de sinistros da capital e as ações da Polícia Militar de Rondônia para redução de acidentes. 

O Batalhão de Polícia de Trânsito divulgou hoje, dia 09 de novembro, o balanço das Operações realizadas no Estado de Rondônia, apresentando os dados de sinistros de trânsito e um resumo dos atendimentos prestados desde o dia 01 de janeiro de 2023 até o dia 01 de novembro de 2023.

O efetivo do BPTran realizou, no período mencionado, mais de 7.800 atendimentos, com a recuperação de 38 veículos, efetivação de 321 prisões em flagrante, além da recaptura de 14 foragidos da justiça. A Polícia Militar de Rondônia, por meio do BPTran, realizou 92 Operações em parceria com o DETRAN somente em Porto Velho, movimentando o efetivo total de 1186 policiais militares.

No interior do Estado foram realizadas 30 Missões/Operações, em trabalhos que tratam de prevenção e repreensão aos ilícitos, cobrindo também os grandes eventos: Expoari, Expovel, Expojipa, Exponorte –Vilhena e Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim. A atuação possibilitou que durante os grandes eventos fosse registrado o número de Zero Mortes no trânsito durante todos os dias das festividades.

 Dados consolidados

Balanço de Operações e Atendimentos. Foram realizados 7.804 atendimentos à população

Houve uma pequena redução no número de acidentes de trânsito, em comparação com o mesmo período do ano passado, os dados revelam que o reforço na atuação do BPTran teve efeito direto nas áreas com os maiores índices de acidentes.

Em 2022 as equipes do BPTran atenderam 1686 Sinistros de Trânsito, sendo 427 somente danos materiais e 1385 com vítima. Já em 2023 foram 1648 atendimentos de sinistro de trânsito, 370 apenas com danos materiais e 1378 com vítima humana.

 Vias da capital com maiores índices de sinistro

Durante o ano de 2023 a equipe técnica do BPTran identificou as vias com maior número de sinistros na cidade de Porto Velho. Após identificação das áreas críticas, o Batalhão de Polícia de Trânsito passou a intensificar suas operações de fiscalização e abordagens nessas localidades.

Os locais com maior número de ocorrências de acidentes de trânsito no ano de 2023 em Porto Velho são:

– Mamoré com Rio de Janeiro

– Abunã com Elias Gorayeb

– Calama, em frente ao parque da cidade

– Itatiaia com José Amador dos Reis

– Mamoré com Benedito Inocêncio

– Duque de Caxias com José de Alencar

– Rio de Janeiro com Rio Madeira

– Toda extensão da Elias Gorayeb (via com incidência em quase todos os cruzamentos)

– Açaí com Pau Ferro

O Batalhão de Polícia de Trânsito alerta aos condutores e pedestres para que fiquem atentos ao transitar pela cidade, especialmente nos pontos mencionados. Essas ações visam, com o apoio da população, a reduzir acidentes e a lotação dos hospitais, além de garantir da segurança no trânsito em Porto Velho.

Texto e Fonte: Seção de Comunicação Social do BPTran

Imagens: Arquivo do BPTran

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia