Regionais : Calor extremo inédito de até 45°C afetará milhões em MT, MS, SP, MG e RJ na semana
Enviado por alexandre em 12/11/2023 22:08:12


Termômetro de rua. Foto: Tania Rego/Agência Brasil

Esta semana milhares de cidades do Sudeste e do Centro-Oeste enfrentarão temperaturas máximas absurdamente altas. Uma massa de ar quente se intensificará ao longo da semana, trazendo temperaturas extremas.

Máximas entre 42°C e 45°C devem ser esperadas com possibilidade mesmo de registros superiores a 45°C em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, prevê a MetSul Meteorologia.

Minas Gerais deve ser o estado mais afetado. Centenas de cidades mineiras devem ter máximas no decorrer da semana próximas ou acima de 40°C. Em pontos do estado, como no Noroeste, os termômetros podem marcar 43°C a 45°C.

As temperaturas serão de 10°C a 15°C acima das médias históricas em muitas áreas, desviando significativamente da climatologia normal. O El Niño, que favorece bloqueios atmosféricos e calor excessivo no Centro do país, tem influência nesta onda de calor.

O Brasil pode até quebrar o recorde oficial de temperatura máxima. A maior temperatura registrada até hoje no país foi de 44,8°C em Nova Maringá, no Mato Grosso, em 2020.

São Paulo enfrentará uma semana com máximas acima dos 40°. Vários municípios registraram temperaturas entre 41°C e 43°C.

O Rio de Janeiro enfrentará calor excepcional, com máximas em torno de 40°C, podendo atingir picos de 43°C a 45°C. Mato Grosso do Sul terá temperaturas acima de 40°C, possivelmente atingindo 43°C a 45°C.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia