Regionais : Marinha Raupp reconhece o valor do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social
Enviado por alexandre em 06/07/2010 12:46:42



Marinha Raupp reconhece o valor do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social



O 88º Dia Internacional do Cooperativismo tem como lema “Mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino" foi lembrado através de uma sessão solene realizada nesta segunda-feira (05), no Congresso Nacional. Líderes do Sistema Cooperativista Brasileiro e parlamentares se reuniram para celebrar as conquistas do movimento cooperativista no país.



A cerimônia, que faz parte das homenagens pela data, comemorada oficialmente no primeiro sábado de julho, é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Segundo a deputada federal Marinha Raupp (PMDB), os princípios e ideais do cooperativismo servem de base para a construção de alternativas de desenvolvimento para os municípios brasileiros. “O movimento cooperativista traz valores para filosofia de vida e um modelo sócio econômico capaz de solucionar grandes problemas econômicos e sociais”, enfatizou Marinha, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo.



Como principal apoiador das primeiras cooperativas de crédito criadas em Rondônia, à época em que foi governador, o senador Valdir Raupp (PMDB), que é membro da Frente Cooperativista no Congresso Nacional, tem se mostrado envolvidos pelos interesses defendidos pela classe. Em reuniões no estado com representantes do segmento, leva reivindicações para discutir com os demais integrantes do colegiado as prioridades para o setor.



Em 2009, por intermédio da atuação do senador Valdir Raupp, foi aprovado a PLS 293/99, sancionado pelo presidente Lula, por intermédio da lei 130/09. O texto aprovado pelos senadores estabeleceu normas para o funcionamento das instituições financeiras constituídas sob a forma de cooperativas de crédito, prova do comprometimento junto ao setor. Segundo Raupp, as cooperativas de crédito têm se mantido sólidas financeiramente, enquanto as cooperativas agrícolas têm obtido, em muitas partes do mundo, resultados positivos.



Nesta data também se comemora os 40 anos da criação do órgão máximo de representação das cooperativas no Brasil. A OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista no país. Marinha citou os bons resultados que as cooperativas de crédito estão tendo no estado de Rondônia, apontou o incremento de volume de negócios das cooperativas de consumo e o crescimento das cooperativas de trabalho. “Essas cooperativas oportunizam através de diversos setores giro no capital e o volume de negócios dessas entidades, bem como a manutenção e a geração de novos empregos”, finaliza a deputada.



Exposição - Além da sessão, realizada nesta segunda-feira (05), será realizada até sexta-feira, dia 09, na Câmara dos Deputados, uma exposição sobre a história da mulher no cooperativismo e sobre o trabalho desenvolvido pela OCB, que comemora 40 anos de atuação, representando a vivência feminina nas cooperativas. O material foi cedido pelas unidades estaduais que enviaram fotos com mulheres em locais de trabalho e produção, em atividades de capacitação, promoção social e nas mais diversas situações alusivas ao cooperativismo.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia