Coluna Meio Ambiente : Calor: aumento da demanda por energia faz ONS acionar usinas térmicas
Enviado por alexandre em 17/11/2023 09:23:36

Foto: Reprodução

Usinas térmicas foram acionadas em razão do aumento do consumo de energia elétrica decorrente de uma nova onda de calor

Em razão da atual onda de calor que afeta a maior parte do país, houve um aumento do consumo de energia elétrica. Por isso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou as usinas térmicas. As usinas são acionadas, normalmente, quando os reservatórios das hidrelétricas estão em baixa.


A produção das usinas térmica mantinha um padrão médio em torno de 7 mil mega watts por dia. No entanto, desde a última segunda-feira (13/11), em que houve o recorde na demanda, a produção começou a subir e, em menos de uma semana, aumentou em 63%.


A energia gerada pelas termoelétricas é mais cara por causa do custo dos combustíveis fósseis, como por exemplo o gás natural. Com o conflito no Oriente Médio, os derivados do petróleo subiram de preço. No entanto, apesar de mais cara e mais poluente, elas conseguem dar uma resposta mais rápida.

 

Veja também 

 

Corrente do Golfo pode colapsar e causar caos climático sem precedentes já em 2025

 

Governo cria plano de ação para desenvolvimento florestal

O consumidor também deve sentir os efeitos da forte onda de calor que afetou o país na conta de luz, avalia a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Isso ocorre em decorrência do aumento no consumo.

 

Nesta semana, o país bateu recorde na demanda por energia, de acordo com dados do Sistema Interligado Nacional (SIN), do ONS. O sistema atingiu a demanda de 101.475 megawatts (MW) – o número é 16,8% maior do que o registrado no início de novembro, de 86.800 MW.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Conforme a Aneel, o órgão tem mantido amplo diálogo com o Ministério de Minas e Energia, distribuidoras e prefeitos dos municípios atingidos, e o objetivo é definir protocolos pra melhorar as respostas aos eventos climáticos severos, aprimorando os planos de prevenção e redução de danos. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia