Regionais : Milei é eleito novo presidente da Argentina; Massa reconhece derrota
Enviado por alexandre em 19/11/2023 21:25:37


Javier Milei. Foto: Alejandro Pagni/AFP

Javier Milei foi eleito neste domingo (19) o novo presidente da Argentina. O resultado oficial ainda não foi divulgado, mas o peronista Sergio Massa já reconheceu sua derrota. Com 91% das urnas apuradas, Milei tinha 55,86% dos votos e Massa, 44,13%.

“Foi uma campanha muito longa e difícil, com conotações duras e espero que o respeito por quem pensa diferente seja estabelecido na Argentina”, disse o atual ministro da Economia em seu discurso.

A votação foi encerrada às 18h. Os eleitores que estavam na fila puderam votar normalmente. Diferente do Brasil, a contagem dos votos é manual, com cédulas.

A Embaixada da Argentina no Brasil informou que 100 argentinos votaram em Brasília, superando os 94 votos registrados no primeiro turno. Ao todo, 365 argentinos estavam aptos para votar.

Milei votou na Universidade Tecnológica Nacional, no bairro de Almagro, na capital, por volta do meio-dia. Ele chegou ao local de votação sob forte segurança.

“Esperamos que para amanhã haja mais esperança e não tanta continuidade e decadência. Que hoje à noite tenhamos um novo presidente eleito”, disse Milei após votar. “Estamos muito satisfeitos, apesar da campanha do medo e de toda a campanha suja que fez contra nós”, acrescentou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Massa sobre derrota: “Argentina sempre respeita os resultados”


Em outubro as pesquisas apontavam que os dois candidatos empatariam em cerca de 30%. Massa reconheceu a derrota antes do fim da apuração das urnas. Fonte: Reprodução

Sergio Massa, candidato pelo Unión por la Patria e ministro da Economia da Argentina, já reconheceu sua derrota para Javier Milei, o ultraliberal apoio no Brasil pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O discurso foi feito antes da divulgação dos resultados oficiais do 2º turno.

“Obviamente, os resultados não são os que esperávamos. Me comuniquei com Javier Milei para parabenizá-lo e para desejá-lo sorte porque ele é o presidente que a maioria dos argentinos escolheu para os próximos quatro anos”, afirmou o ministro da Economia.

O candidato pontuou que o mais importante é deixar uma mensagem de diálogo e paz ao povo argentino. “Havia dois caminhos, optamos pelo sistema de segurança nas mãos do Estado, defendemos o caminho da defesa da educação e da saúde pública como valores centrais”, disse.

Ao longo de uma campanha eleitoral intensa, Massa buscava a reeleição enfrentando o desafiante Milei, conhecido por suas posições econômicas liberais e sua postura anti-establishment. Embora as pesquisas iniciais indicassem um cenário mais equilibrado, a ascensão surpreendente de Milei nas últimas semanas alterou drasticamente o panorama político.

As eleições argentinas recentes surpreenderam muitos ao revelar uma virada conservadora liderada por Javier Milei, que conquistou a vitória após vencer as primárias e superar as expectativas no segundo turno. No primeiro turno, a diferença apertada entre os candidatos, dificultada até mesmo pelas pesquisas eleitorais, sinalizava a imprevisibilidade do cenário político.

Milei, de 53 anos, é conhecido por suas propostas ultraliberais, incluindo a promessa de cortar relações com países que considera “comunistas”, como China e Brasil, e a intenção de desvincular-se do Mercosul. Suas posições controversas renderam-lhe apoio de Jair Bolsonaro, ex-presidente brasileiro, que manifestou publicamente seu respaldo a Milei e até mesmo prometeu comparecer à posse em caso de vitória.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia