Justiça : MPRO lança campanha "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres"
Enviado por alexandre em 21/11/2023 10:20:21

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lança nesta segunda-feira (20/11) a campanha "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres" para promover o debate, denunciar as formas de agressões e incentivar ações de prevenção a violências.

A campanha tem início no Dia da Consciência Negra como uma forma de dar visibilidade a mulheres negras, as maiores vítimas de feminicídio e as que mais sofrem com desigualdade social.

“Queremos demonstrar hoje, levando essa reflexão para a sociedade e para a nossa própria Instituição, que a mulher negra tem dupla vulnerabilidade: de gênero e de raça. Esse é um recorte importante de se fazer quando se trabalha para combater a violência”, comentou Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, Promotora de Justiça e Presidente da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPRO, ressaltando que a campanha se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Como abertura da programação, foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do MPRO em Porto Velho, uma palestra da Professora Doutora Rosângela Hilário com o tema “Como o racismo torna as mulheres vítimas”.

Ela destacou que ser mulher na sociedade brasileira não é fácil, mas ser uma mulher negra é ainda mais desafiador. “É termos constantemente negados e contestados os nossos direitos à humanidade, alteridade, de quais locais podemos ocupar e até o direito de sonhar. As meninas negras desde cedo são ensinadas a servir, a serem subalternas. Desde a infância os nossos saberes são questionados, nossa estética é questionada, e também precisamos falar sobre essas violências”, comentou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia