Política : Após convidar Bolsonaro, Milei diz que Lula “será bem recebido” se for à posse
Enviado por alexandre em 23/11/2023 10:06:39


O recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei. (Foto: Reprodução)

O recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei, após convidar Jair Bolsonaro para sua posse, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será bem-vindo caso opte por comparecer à cerimônia.

Milei, que venceu as eleições com 55,6% dos votos, fez o convite a Bolsonaro durante a corrida pela Casa Rosada e também após sua vitória, durante chamada de vídeo entre o ex-presidente brasileiro e seu filho, Eduardo Bolsonaro.

“Se Lula quiser vir à minha posse será bem-vindo. Ele é o presidente do Brasil”, disse Milei.

O chefe de Estado argentino, sem mencionar os ataques feitos a Lula durante a campanha, reconheceu que houve “curtos-circuitos na campanha” – ele já chamou Lula de “ladrão”, “comunista furioso” e “ex-presidiário”.

Diana Mondino, cotada para assumir o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, também expressou o desejo de ter Lula na posse de Milei, marcada para 10 de dezembro.

Apesar de suas declarações anteriores sobre interações com o governo brasileiro, Mondino destacou a importância de Brasil e Argentina trabalharem juntos.

“Vamos convidar Lula para vir à posse. O Brasil e a Argentina sempre estiveram juntos e sempre trabalharão juntos”, disse Mondino na contramão de outras declarações.

Resposta de Lula

Lula, por sua vez, indicou que não é necessário ser amigo de presidentes de países vizinhos, mas sim manter uma relação republicana.

Ele também expressou preocupação com as confusões na América do Sul e mencionou a importância de chegar a um acordo.

Após a vitória em segundo turno neste domingo (19), o petista parabenizou Milei. O atual mandatário do Brasil disse que a democracia e a vontade da maioria dos argentinos devem ser respeitadas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia