Coluna Mulher : Presença feminina cresce, cientistas brasileiras inspiram inovação no setor agroindustrial
Enviado por alexandre em 04/12/2023 10:24:16

Ana Carolina Chagas, bióloga, doutora em ciência animal e pesquisadora

Ainda em cenário de disparidade de gênero entre profissionais, a presença feminina ganha evidência na agroindústria. Na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), 759 dos 2.155 pesquisadores são mulheres (35%).

 

Em agosto deste ano, a empresa anunciou que 21 de seus cientistas integram o ranking global de 2023 do portal acadêmico Research.com. Há seis mulheres na lista —uma delas é Johanna Döbereiner (1924-2000), uma das mais importantes cientistas do país. A Folha ouviu as outras cinco pesquisadoras citadas pelo levantamento.

 

Para definir a colocação dos profissionais, são analisados o número de artigos e a quantidade de citações, além de fatores como prêmios, bolsas e demais reconhecimentos concedidos por instituições de pesquisa e agências governamentais.

 

Veja também

 

O papel da Globo e da Netflix na regulamentação do streaming no Senado

 

STF torna Kajuru réu por ataques a senador Vanderlan Cardoso

 

O estudo coletou informações em dezembro de 2022 e considerou 26 áreas em 60 países, com quase 167 mil pesquisadores, sendo 2.000 da área de ciências agronômicas. 

 

Veronica Reis engenheira de agronomia

(Foto: Reprodução)

 

Doutora em agronomia com ênfase em ciência do solo, a engenheira agrônoma Veronica Reis, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, considera fundamental o reconhecimento dos pares por meio de levantamentos como o da Research.com. "Isso representa qualidade da informação e valida um trabalho de pesquisa que pode mudar paradigmas."

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fonte: Folha de São Paulo 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia