Regionais : VERGONHOSO: Estudo indica que RO apresenta maior taxa de feminicídios do Norte do país
Enviado por alexandre em 05/12/2023 14:59:43

Em 2022, Rondônia se destacou negativamente como o estado da Amazônia Legal com o maior registro de feminicídios. A taxa média atinge 3,0 mortes por 100 mil mulheres, o dobro da média nacional.

 

Veja mais

    VIOLÊNCIA: Rondônia registra mais de 200 assassinatos no primeiro semestre
    MAIS VIOLÊNCIA: Porto Velho é a 8ª capital mais violenta do país, diz pesquisa
    PREOCUPANTE: Rondônia tem duas entre as cinco cidades mais violentas do país
    3 ANOS: Mais de 18 mil julgamentos de violência doméstica foram feitos pelo TJ-RO
    ACOLHIMENTO: Justiça concede quase 7 mil medidas protetivas em 10 meses

Esses números alarmantes são resultado do estudo "Cartografias da Violência na Amazônia" do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e colocam o estado em evidência, seguido de perto por Acre (2,7), Mato Grosso (2,6) e Amapá (2,2).


O feminicídio, caracterizado pela violência contra a mulher devido à sua condição de gênero, manifesta-se especialmente em casos de violência doméstica e familiar, associados ao menosprezo ou discriminação pela condição feminina.

Considerando todos os tipos de homicídios de mulheres, incluindo feminicídios, homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, os índices são ainda mais graves: Rondônia lidera com uma taxa de 11,1 mortes por 100 mil mulheres, quase triplicando a média nacional.

No cenário mais amplo, o estado apresenta uma situação ainda mais preocupante, liderando o ranking nacional com uma taxa de 34,3 mortes por 100 mil habitantes, no qual todos os estados da região Norte exibem taxas de violência letal acima da média nacional no último ano.

Esse cenário revela que os crimes baseados no gênero também se manifestam de forma mais acentuada nos estados da Amazônia Legal em comparação com o restante do Brasil.

fonte: https://rondoniaovivo.com/noticia/policia/2023/12/05/vergonhoso-estudo-indica-que-ro-apresenta-maior-taxa-de-feminicidios-do-norte-do-pais.html

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia