Política : Lula critica volume de advogados no país e defende cursos ‘primordiais para o desenvolvimento’
Enviado por alexandre em 07/12/2023 10:59:04


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: reprodução

Na última quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas ao elevado número de advogados formados no país, enfatizando a necessidade de maior investimento em cursos considerados “primordiais para o desenvolvimento”, visando tornar o Brasil mais competitivo.

Durante uma cerimônia no Rio, onde ocorreu o credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para oferecer um curso de bacharelado em Matemática no próximo ano, Lula ressaltou que o Brasil forma uma quantidade significativa de advogados em comparação com países como China e Índia, que possuem uma população combinada de 2,6 bilhões de habitantes.

“Nada contra formar advogados. Agora, é preciso que a gente forme mais em Matemática, em Engenharia e em Física. É preciso que a gente pegue aqueles cursos que são hoje primordiais para o desenvolvimento de uma nação, aquilo que o mundo hoje necessita, para que a gente possa ser mais competitivo”, disse o petista.

De acordo com dados da International Bar Association (IBA) compilados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Brasil possui a maior proporção de advogados por habitante, com um advogado para cada 164 residentes, totalizando 1,3 milhão de profissionais exercendo regularmente a advocacia.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia