Regionais : Rondônia apresenta programa que busca recuperar vegetação nativa na Amazônia durante a COP 28
Enviado por alexandre em 07/12/2023 14:10:05

Além da recuperação, o projeto também busca a conservação dos ecossistemas e reúne países como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.


Rondônia apresentou o Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia. Foto: Reprodução/Governo de Rondônia
Durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), o Governo de Rondônia apresentou o Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), com o tema 'A implementação de políticas públicas e governos subnacionais: a experiência do projeto ASL Brasil'. 

O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e reúne países como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname com o objetivo de melhorar a gestão integrada da paisagem e a conservação dos ecossistemas em áreas específicas da região amazônica.

Dentre as principais linhas de ação estão:

- o apoio à implementação da Lei de Proteção da Vegetação Nativa, Lei n° 12.651/2012, com objetivo de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA); 

- o monitoramento da recuperação da vegetação nativa; 

- o fomento a políticas que promovam a cadeia produtiva do manejo e recuperação da vegetação nativa e apoio à implementação da concessão florestal. 

A apresentação foi realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), mediante a Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar).

Segundo o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, os projetos nacionais ASL são liderados pelas autoridades ambientais, incluindo os Ministérios do Ambiente, e são implementadas pelo Banco Mundial com o apoio de outras agências. São executados em colaboração entre entidades públicas e privadas.

"O programa estabeleceu um modelo de governança inovador que garante mais autonomia para as decisões dos governos, sobre prioridades dentro de um determinado âmbito de ação e impacto, definindo planos operacionais anuais. Neste painel de discussão ouvimos dos governos como os recursos multilaterais podem ajudar a fortalecer o quadro institucional, garantindo muitas das condições facilitadoras necessárias para avançar na implementação de políticas públicas ambientais",

ressaltou Geovani Rosa.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia