O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concluiu a seleção dos seis advogados que competirão por uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em razão da aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira.
Um dos selecionados é Emmanoel Campelo de Souza Pereira, advogado e filho do ministro que se aposentou, conhecido por sua trajetória na Anatel e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além dele, há Adriano Costa Avelino, advogado ligado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Avelino já foi amplamente criticado por declarações polêmicas nas redes sociais contra Lula e Dilma. Ele já escreveu em uma postagem que a “guilhotina” é a punição para o presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. “Mas antes tem que cortar a língua para pararem de latir”, afirmou, em março de 2016.
Além desses nomes, a lista traz outros profissionais de diferentes estados: Antônio Fabrício de Matos Gonçalves (MG), Natasja Deschoolmeester (AM), Roseline Morais (SE) e Raimar Rodrigues Machado (RS).
Este é o primeiro passo do processo de escolha, pois a lista sêxtupla será enviada ao TSE, que a reduzirá para três nomes. A decisão final sobre o magistrado escolhido será tomada pelo presidente Lula, sujeita à aprovação do Senado.