Coluna Qualidade de Vida : Faltei à academia. Devo tomar o whey protein mesmo assim?
Enviado por alexandre em 21/12/2023 09:42:52

Nutricionistas aconselham sobre a melhor forma de ingerir o whey protein, que pode ou não estar vinculado aos treinos na academia

Quem é assíduo na musculação geralmente usa o whey protein como um aliado no ganho de massa magra. Entretanto, nem sempre a rotina atribulada permite ir à academia todos os dias — nessas situações, é necessário tomar o suplemento de toda forma?


Segundo os nutricionistas ouvidos pelo Metrópoles, se o whey protein faz parte de um plano alimentar diário e não é apenas um extra, independente de ir à academia ou não, o suplemento será bem-vindo, já que supre as necessidades proteicas diárias que não são atingidas naturalmente através da alimentação.


“O whey serve para substituir a falta de proteínas que poderia ser resolvida com a ingestão de carne, frango ou ovos. Por isso, ele não deve ser tomado apenas antes ou depois do treino, e sim em qualquer horário do dia”, explica o nutricionista Isaac Nunes, de Brasília.

 

Veja também 

 

LIBIDO NAS ALTURAS: 5 ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O TESÃO

 

GUIA DAS 'BOLAS': veja a forma certa e segura de chupar os testículos

Ao criar um plano nutricional, o profissional estuda a quantidade de macronutrientes que o indivíduo deve consumir para atingir seus objetivos. No caso de quem busca a hipertrofia, ou seja, o ganho de músculos, é preciso fazer um reforço na ingestão de proteínas, por exemplo.

 

Segundo o nutricionista Bruno Rua, de Brasília, o ideal é que o profissional elabore dois modelos de dieta, um para quando o paciente vai treinar e outro para dias de descanso — mas o whey pode estar incluído em qualquer um dos dois.

 

“Isto deve ser feito porque o gasto calórico diário pode variar bastante entre as duas rotinas. Quando não houver treino, o consumo de carboidratos e gorduras deve ser reduzido por conta do menor gasto calórico. A quantidade de proteínas diária, porém, será a mesma. Se você só atinge o nível previsto com o whey protein, ele deve ser mantido”, explica ele.


Há, porém, planos alimentares que podem vincular o whey apenas à rotina de treinamentos, mas eles são menos frequentes. Nestes casos, o whey funciona apenas como um pós-treino para intensificar o crescimento das fibras musculares após as microlesões causadas pela atividade física.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Tudo depende da proposta do profissional e dos objetivos do paciente. Para alcançar seu melhor resultado, o mais importante é seguir a prescrição exatamente como foi feita, com constância e a maior disciplina possível”, conclui Rua. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia