Regionais : Maioria dos brasileiros reprova beijo gay em novelas e são contra o aborto, diz pesquisa; veja números
Enviado por alexandre em 23/12/2023 10:08:28


Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves) na cena em que se beijaram na novela das sete. Foto: Reprodução/TV Globo

Uma pesquisa recente da Quaest trouxe à tona números que destacam a postura conservadora de parte da população brasileira. Segundo os resultados, 55% dos entrevistados são contrários à exibição de beijos gays na televisão, enquanto apenas 32% apoiam a representação desse tipo de afeto.

Quando o tema é aborto, a pesquisa aponta que 72% dos participantes são contra a eventual legalização, mas há um contraponto: 84% se opõem à possibilidade de prisão para mulheres que optarem por interromper a gravidez. “O conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa”, disse o diretor da Quaest, Felipe Nunes.

Em junho, Amauri Soares, atual líder dos Estúdios Globo, assumiu o cargo e, desde então, suas decisões vêm moldando a abordagem de temas sociais nas produções da emissora. Entre suas intervenções, destacam-se a ordem para cortar os beijos entre as personagens Clara e Helena na novela “Vai na Fé”. Essa decisão visava não afugentar telespectadores mais conservadores.

Amauri também solicitou que o romance lésbico em “Terra e Paixão” fosse tratado de forma discreta e promoveu a inclusão da temática da “cura gay” na trama de “Amor Perfeito”. Essas ações foram interpretadas como uma estratégia para não desagradar telespectadores mais tradicionais, inclusive evangélicos.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia