Regionais : Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos polo Ji-paraná
Enviado por alexandre em 23/12/2023 10:32:23


Na tarde da última quinta-feira, 21, aconteceu na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), a formatura militar alusiva ao encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS PM I 2023 – Polo Ji-Paraná. O CAS PM é requisito obrigatório para promoção dos 2º Sargento PM à graduação de 1º Sargento PM e tem por objetivo a valorização por meio do aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao projeto de Segurança Pública da Corporação.

O Curso foi realizado na modalidade de Ensino à Distância, e teve início em 14 de agosto de 2023. O Polo de Ji-Paraná teve a participação de 59 alunos, e foi coordenado pelo capitão PM Fernando Souza. Os alunos obtiveram conhecimentos em diversas áreas, tais como: Gestão de atividades, gestão de policiamento ostensivo, tecnologias empregadas à melhoria do serviço policial, legislações especificas à atividade policial, além das legislações vigentes no ordenamento jurídico em nosso país, as quais são necessárias à execução da atividade policial militar.

As instruções forneceram conhecimentos teóricos e práticos para que ao final do curso, o graduado tenha sido estimulado a aprimorar seu comportamento e qualidades no tocante a comando de tropa, liderança e comprometimento, reforçando com isso os valores inerentes a função do 1º Sargento PM.

A solenidade foi presidida pelo Comandante Regional de Policiamento II (CRP II), coronel PM Yuri Frota Ribeiro Sales; tendo como anfitrião da solenidade o subcomandante do 2º BPM e coordenador do polo, capitão PM Fernando Souza; presente também o capitão PM Adriano Gonçalves Nascimento, subcomandante do 11º BPM; e representando o Batalhão Ambiental, o capitão PM Vandre dos Santos Alves; além de oficiais, praças do 2º BPM e familiares dos formandos.

Texto e fotos: P5 do 2º BPM | 2º Sargento PM Soares


POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA ENCERRA PRIMEIRO CATE COM 22 APROVADOS

 Foi encerrado na manhã de hoje, 22, na sede do Batalhão de Operações Especiais BOPE, em Porto Velho, o Curso de Ações Táticas Especiais – CATE, que tem como objetivo formar operadores para atender ocorrências de alta complexidade, capacitando-os para intervirem em ocorrências com reféns, rebeliões em estabelecimentos prisionais e em ocorrências com explosivos, habilitando-os também para comporem o efetivo do Batalhão de Operações Especiais/BOPE. Dos 37 inscritos, depois de 43 dias, concluíram o curso, 22 cateanos.

O curso teve duração de 4 dias, iniciando com 37 matriculados e chegando ao final com 22 alunos concludentes, dos quais: dois são da Polícia Militar do Amazonas, dois da Força Aérea Brasileira, um da Secretaria de Justiça de Rondônia e 17 da Polícia Militar de Rondônia.  O curso teve como diretor o coronel PM PM Agleydson Rodrigues Cavalcante, e como Coordenador o capitão PM Jackson Robledo da Silva.

Nesse período foram ministradas instruções de Armamento, explosivos, entradas táticas, resgate de reféns, tiro tático, negociação, gerenciamento de crises e outras, tendo como primeiro colocado o soldado PM Antônio Ferreira Santiago Filho da PMRO.

O chefe do Estado Maior-Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Garibaldi, lembrou que no passado, os policiais militares que buscassem um aprimoramento mais específico teriam que arcar com as despesas dos cursos, e muitas vezes retirando recursos de suas economias, mas hoje, o governo do Estado investe em suas corporações. Além do aprimoramento das forças policiais, temos investimentos em tecnologia avançada, equipamentos pessoais e veículos.

A especialização em Ações Táticas Especiais é uma ferramenta importante para dissuadir criminosos de se envolverem em atividades de alto risco, sabendo que as forças policiais estão adequadamente preparadas para lidar com essas situações. Dessa forma, o curso contribuiu para promover a segurança pública, protegendo a sociedade contra ameaças significativas. A sociedade pode confiar que esses profissionais estão prontos para enfrentar situações complexas e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Coronel PM Cavalcante, (e) foi o Diretor do Estabelecimento de Ensino

O coronel PM Agleydson Cavalcante, Comandante de Policiamento Especializado da PMRO e Diretor do Estabelecimento de Ensino, agradeceu em elogio aos que empenharam na condução do I Curso de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Rondônia – I CATE PM 2023, de forma abnegada, com inteligência, criatividade e comprometimento, contribuindo sobremaneira para o resultado conquistado, ou seja, a formação com alto grau de aproveitamento de 22 profissionais de segurança.

“Essa equipe se dedicou inteiramente nas atividades formativas e merece o reconhecimento ora proposto, dada a excelência do curso”, disse o coronel PM Cavalcante, acrescentando que: Mesmo diante das dificuldades e adversidades, souberam superar os obstáculos, buscar meios contribuindo de forma ímpar e exemplar para a preparação de parte da tropa especializada no cumprimento do ofício de servir e proteger a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida.

Depois de enumerar passo a passo desde o início até o final do CATE, o orador da turma sargento PM do Amazonas, Pedrosa, disse que: “o Curso é um deserto que você atravessa por vontade própria. Ao final, você encontra nada além do que a si próprio”. A saudade, o frio, a fome, a dor, não nos deram outra escolha, a não ser a de ser mais fortes e parabenizou aos primeiros “cateanos” da Polícia Militar de Rondônia, os precursores os primeiros “cateanos de sangue do Brasil”.

Coronel PM Robinson Brancalhão representou a Secretaria de Segurança do Estado

História

A história dos Operadores Táticos Especiais na Polícia Militar de Rondônia – PMRO se entrelaça com a trajetória do coronel PM RR Valdemir Carlos de Góes,  também conhecido como “Caveira 10”. Quando ainda Tenente, se formou no Curso de Operações Policiais Especiais – COPE, na Polícia Militar de Pernambuco em 2002, destacando-se como um verdadeiro guerreiro e disseminador da Doutrina de Operações Especiais. Suas características de honra e destemor serviram de inspiração para muitos policiais à época e se perdura até hoje. Essa liderança inspiradora motivou policiais abnegados, que se voluntariaram para servir com honra e bravura na antiga Companhia de Operações Especiais – COE.

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: cabo PM Edixon Herrera

SUBCOMANDANTE-GERAL DA PMRO REALIZA REUNIÃO DE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NO ÂMBITO DO CRP II

A visita técnica aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório do 2º BPM em Ji-Paraná. A reunião como objetivo alinhar estrategicamente as ações de comando para o ano de 2024.

Na oportunidade, o Comandante Regional de Policiamento II, coronel PM Frota, juntamente com os comandantes do 2º BPM e 11º BPM apresentaram as ações do plano anual de gestão 2023, destacando as metas alcançadas e dificuldades encontradas.

Neste encontro, o subcomandante -geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto, acompanhado do Corregedor-Geral, coronel PM França, e do Coordenador de Planejamento, Orçamento e Finanças, coronel PM Thiago Campos puderam orientar e esclarecer dúvidas a todos os oficiais do âmbito do CRP II.

Texto e fotos: P5 do 2º BPM | 2º Sargento PM Soares

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia