Regionais : “Nosso coração está em Belém”, diz Papa em missa de Natal
Enviado por alexandre em 25/12/2023 11:25:07


Papa Francisco na missa de véspera de Natal – Foto: Tiziana Fabi/AFP

Durante a missa de véspera de Natal, o Papa Francisco expressou solidariedade aos habitantes de Belém, na Palestina, onde os conflitos entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza levaram ao cancelamento das celebrações natalinas. As festividades foram interrompidas em homenagem aos mártires e em solidariedade ao povo em Gaza.

A cidade é reconhecida por ser o local de nascimento de Jesus de Nazaré e é considerada uma das mais antigas comunidades cristãs globalmente. “Nosso coração está em Belém”, disse o pontífice.

As celebrações foram canceladas “em honra aos mártires e em solidariedade ao nosso povo em Gaza”.

Neste ano, a Praça da Manjedoura, onde Jesus teria nascido, não conta com árvores de Natal ou luzes decorativas, marcando a primeira vez que as festividades foram canceladas, mesmo durante a pandemia de Covid-19.

A situação abrangente na Palestina é a razão principal; as pessoas não estão propensas a celebrar, sentindo-se tristes, irritadas e abatidas. Um porta-voz da prefeitura de Belém declarou: “Nosso povo em Gaza está enfrentando massacres e mortes cruéis. Portanto, não é apropriado realizar festividades em meio a um cenário de massacre em Gaza e ataques na Cisjordânia.

O Papa também lamentou recentemente a morte de duas mulheres em uma paróquia católica de Gaza, destacando que civis indefesos estão sendo afetados pelos conflitos. O incidente ocorreu na paróquia da Sagrada Família, onde não há terroristas, apenas famílias, crianças, doentes e deficientes.

“Alguém diz que é terrorismo, é guerra. Sim, é guerra, é terrorismo (…) rezemos ao Senhor pela paz”, declarou o papa na celebração.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia