Regionais : Religioso contraria Papa e proíbe benção a casais homoafetivos em sua arquidiocese
Enviado por alexandre em 25/12/2023 11:26:49



Balão com as cores LGBT em frente a um monumento histórico. Foto: DW/Deutsche Welle

Arcebispo de Nairóbi, Philip Anyolo, proíbe a bênção de casais homoafetivos em sua arquidiocese, indo contra as recentes aberturas do Papa Francisco em relação aos homossexuais. O anúncio foi feito no último sábado (23), provocando insatisfação no clero conservador católico.

Anyolo justifica sua decisão afirmando que abençoar casais homoafetivos contradiz a doutrina católica tradicional sobre o matrimônio e a família, desaprovando as uniões homossexuais. Ele argumenta que a Igreja não tem o poder de validar essas uniões, considerando-as contrárias à razão, à natureza e à cultura africana tradicional.

A controvérsia surgiu após o Dicastério para a Doutrina da Fé, com aprovação do Papa, permitir que padres e bispos abençoem casais homoafetivos, desde que essa prática não tenha aspectos ritualísticos ou litúrgicos, e não seja confundida com o casamento. A Santa Sé justifica que a Igreja não deve fechar suas portas para aqueles que buscam abrir suas vidas a Deus.

Nos últimos dias, representantes do clero conservador e desafetos do Papa têm criticado publicamente suas recentes decisões, culminando no arcebispo italiano Carlo Maria Viganò chegando a acusar Francisco de ser um “servo de Satanás” e “usurpador”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia