Brasil : Especialistas alertam sobre os riscos do implante do “chip da beleza”; confira os perigos
Enviado por alexandre em 26/12/2023 09:58:13


Medico segurando “chips da beleza”. Foto: Divulgação

O aumento significativo do uso de implantes hormonais, frequentemente contendo esteroides anabolizantes, tem gerado sérias preocupações entre especialistas em endocrinologia, obesidade e ginecologia. Sete entidades médicas encaminharam um pedido público ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, solicitando medidas urgentes para conter o uso indiscriminado desses implantes no Brasil.

Conhecidos como “chip da beleza”, esses implantes são prescritos para diversas finalidades, como emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, aumento da libido e da massa muscular.

De acordo com as entidades médicas, eles podem conter diversas substâncias, sendo comumente compostos por testosterona ou gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Existem ainda combinações que incluem estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH.

Não aprovados pela Anvisa para uso comercial e produção industrial, esses implantes são manipulados, carecem de bula e informações adequadas sobre farmacocinética, eficácia e segurança. Uma exceção é o implante de etonogestrel, conhecido como Implanon, aprovado como anticoncepcional.

Os médicos alertam que não há dose segura para o uso de hormônios para fins estéticos ou de performance, e os efeitos colaterais desses dispositivos podem ser imprevisíveis e graves, superando qualquer benefício possível.

Até o momento, a Anvisa não se pronunciou sobre o pedido feito pelas entidades médicas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia