Regionais : PCdoB diz ao STF que mudanças na CBF podem deixar o Brasil fora das Olimpíadas; entenda
Enviado por alexandre em 03/01/2024 23:56:12


Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Foto: Reprodução

Em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o PCdoB afirma que há risco de a seleção brasileira de futebol ficar fora das Olimpíadas de 2024 caso Ednaldo Rodrigues continue afastado da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O documento foi apresentado ao ministro Gilmar Mendes nesta terça (2).

No ofício enviado à Corte, o partido pede que sejam suspensas as decisões do Judiciário que interferem em assuntos ligados à autonomia de entidades esportivas. Ednaldo foi afastado do comando da CBF em dezembro e o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, assumiu a entidade de forma interina para convocar uma nova eleição até o dia 25 de janeiro.

O PCdoB aponta, no entanto, que os atos do presidente interino não serão reconhecidos pela Fifa e Conmebol, responsáveis pela regulação do esporte, e que a inscrição da seleção brasileira no torneio Pré-Olímpico não seria aceita nessas condições.

Pelo regulamento do torneio organizado pela Conmebol, o prazo para apresentar a lista de jogadores e corpo técnico se encerra no dia 5 de janeiro. Gilmar Mendes deu 24 horas para que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem sobre o ofício do partido.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia