Regionais : Idosa com hérnia gigante luta por cirurgia na rede pública
Enviado por alexandre em 05/01/2024 00:25:22

"Dói demais", relata Lucineide Alexandre da Silva Lobo


Idosa com hérnia gigante na barriga luta por cirurgia na rede pública Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Uma moradora de Alexânia, no entorno do Distrito Federal, espera há três anos por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lucineide Alexandre da Silva Lobo, de 60 anos, tem uma hérnia gigante, de aproximadamente 18 centímetros de comprimento na região abdominal e relata que sente muita dor. As informações são do G1.

– Até para dormir está difícil, eu passo a noite inteira deitada só de um lado. Às vezes, eu nem durmo direito, porque dói demais – contou a dona de casa.

Leia também1 Cantor João Carreiro morre após passar por cirurgia no coração
2 Semanas após acidente, esposo de Sulamita Alves morre afogado
3 Multas de trânsito em São Paulo poderão ser pagas por Pix
4 Crime: Homem é preso suspeito de matar irmão a facadas
5 Caso BMW: Dois jovens saíram do veículo antes de morrerem; veja

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) disse, em nota, que Lucineide ocupa a posição de número 20 para a realização da cirurgia. Não há data de previsão para o procedimento cirúrgico.

Considerado “prioridade B” (dor intensa, disfunção e/ou incapacidade, mas sem progressão rápida da doença), o caso dela não é visto como de grande risco ou urgência. No entanto, a situação preocupa a família.

Tatiane Lobo de Oliveira, filha da idosa, explicou que sua mãe tem somente um rim, que funciona com 30% de sua capacidade. Em 2019, Lucineide passou por uma cirurgia de drenagem na região e, cerca de três meses depois, a hérnia apareceu.

– Minha mãe tem dificuldade para tudo. Não consegue limpar uma casa, ficar em pé muito tempo e nem sentada. Dez minutos sentada ela já sente dor. É uma situação que deixa a gente triste – comentou Tatiane.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia