Regionais : Operação de Patrulhamento Rural do 9⁰ BPM reforça segurança nos distritos locais
Enviado por alexandre em 05/01/2024 11:44:08


No intuito de fortalecer a segurança nas áreas rurais, o 9⁰ Batalhão da Polícia Militar (BPM) iniciou, em setembro passado o Programa de Segurança Rural do Governo do Estado. O programa é desenvolvido em todo Estado, mas o 9⁰ BPM, sediado em Porto Velho, tomou a dianteira nos distritos sob seu policiamento. Os resultados são notáveis, com impactos positivos na comunidade agrícola e uma maior aproximação dos militares com os homens simples do campo.

Os números impressionam, com mais de oitocentas propriedades rurais visitadas pelas equipes do 9⁰ BPM com aplicação de 200 placas de identificação. Essas placas foram estrategicamente instaladas, proporcionando uma identificação visual essencial para a segurança das áreas monitoradas e divulgação do programa.

 
Os esforços concentrados desencadearam uma redução satisfatória nos índices criminais, refletindo diretamente na tranquilidade dos habitantes locais. A presença constante das patrulhas têm promovido não apenas a inibição de atividades criminosas, mas também o fortalecimento do vínculo entre a polícia e a comunidade rural.

A eficácia dessa iniciativa destaca o comprometimento do 9⁰ BPM em promover a segurança em todas as esferas da sociedade, reforçando a importância do patrulhamento rural como estratégia fundamental na preservação da ordem e bem-estar coletivo.

Um dos maiores parceiros do programa é a sociedade organizada. Boa parte dos equipamentos foi doado pelos produtores de soja que ansiavam por maior segurança nas vias vicinais, e áreas limítrofe com estados vizinhos. O medo de invasões, abigeato e furto de defensivos foi desidratado pela presença ostensiva da Polícia Militar.


Em 2024 o programa ganhará o reforço do aplicativo RAPP, que atualmente passa por melhorias e está sendo customização para melhor atender o cidadão do campo.

Fonte: 9º BPM

PMRO – Jornalista Lenilson Guedes

Pistola ilegal é apreendida pela PM durante patrulhamento rural em Alto Paraíso

A Polícia Militar durante o patrulhamento rural, em Alto Paraíso, tirou de circulação uma arma de fogo irregular. A pistola calibre 380 e munições estavam dentro de um automóvel. Um homem foi detido.

A equipe do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) efetuou diversas barreiras policial na área rural do município e em uma delas abordou um automóvel, e na revista veicular havia uma mochila e dentro dela uma pistola Imbel modelo MD1 calibre 380 com numeração não identificada, municiada com oito cartuchos intactos, e mais 10 cartuchos de espingarda cal.32.

O abordado não possuía autorização para posse e nem para porte do armamento. Diante do flagrante, ele foi detido e apresentado na Unidade Integrada de Segurança Pública de Ariquemes.

Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos

Fonte e foto: Boletim de ocorrência

Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Ji-Paraná

Na manhã da última quarta-feira, 03, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), recebeu denúncia de que uma motocicleta estava abandonada em um matagal no bairro Alto Alegre, segundo distrito de Ji-Paraná.

Uma guarnição de radiopatrulha foi designada para averiguar as informações e localizou o veículo escondido debaixo de folhas e galhos de árvores em um terreno baldio. Foi realizado a consulta veicular e contatado que a motocicleta Honda, modelo NXR 160, possuía restrição de furto/roubo da semana anterior.

Assim, os militares conduziram a motocicleta para a Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP), onde foi entregue para posterior restituição do bem ao seu devido proprietário.

Texto: P5 do 2º BPM | 2º Sargento PM Soares

Informações e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia