Regionais : JANEIRO SECO: VEJA BENEFÍCIOS DE FICAR UM MÊS SEM ÁLCOOL E COMO ADERIR
Enviado por alexandre em 06/01/2024 19:49:30

A proposta do movimento Dry January (Janeiro Seco, em português) é passar o mês inteiro sem consumir bebidas alcoólicas

Com a chegada de 2024, surgem as típicas e tradicionais promessas de melhorar a saúde. Tão comum quanto isso é a adesão ao movimento Dry January (Janeiro Seco, em português), no qual a proposta é passar o mês inteiro sem consumir bebidas alcoólicas.

 

A ideia foi lançada em 2013 e tem como intuito fazer uma espécie de detox pós-festas, estimulando quem está preocupado com a sua relação com as bebidas a desacelerar. Mas, quais são os desafios e benefícios associados ao Janeiro Seco?

 

De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, evitar o consumo de álcool por um mês pode impactar positivamente na saúde nutrológica, pois ocorre uma redução na ingestão de calorias vazias provenientes de bebidas alcoólicas, como cerveja e destilados.

 

Veja também 

 

Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Existe uma frequência ideal? Veja o que dizem especialistas

 

Direitos da mulher: os avanços legislativos e perspectivas do feminismo

“Isso pode levar a uma melhor hidratação, qualidade do sono, possibilitar escolhas alimentares mais conscientes e melhor desempenho físico. Além disso, abster-se de álcool por um mês pode trazer benefícios para a composição corporal e o metabolismo”, explica a mestre em ciências da saúde.

 

Marcella também afirma ao Metrópoles que a redução do consumo de calorias provenientes do álcool pode contribuir para a perda de peso. “Para as pessoas que praticam atividades físicas, os resultados podem ser mais perceptíveis”, acrescenta a expert.


BENÉFICO, PORÉM DESAFIADOR


Embora o Janeiro Seco seja um movimento benéfico para o corpo, nem todo mundo consegue cumpri-lo. Para algumas pessoas, ficar sem beber por um mês é impossível, especialmente para os indivíduos em que o álcool já traz prejuízos pessoais e sociais.

 

Imagem mostra vários copos de cerveja sendo usados em um brinde - Metrópoles

Isso pode levar a uma melhor hidratação, qualidade do sono,

possibilitar escolhas alimentares mais conscientes

e melhor desempenho físico

 

Vivianne Resende, psicóloga do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, da rede Dasa no DF, explica que quando a pessoa percebe certa dificuldade em ficar sem ingerir álcool, é importante buscar uma rede de apoio, expondo seu objetivo e pedindo ajuda para se manter firme.
“Essa atitude pode até mesmo incentivar outros a participarem do mesmo desafio. Outra decisão que pode ter grande impacto é se afastar de pessoas que possam atrapalhar essa sua caminhada e, se necessário, evitar lugares que também possam interferir negativamente”, diz Vivianne.

 

"MEU BEM ESTAR É OUTRO"


O movimento Janeiro Seco tem adeptos em todo mundo, principalmente na França e no Reino Unido. No Brasil, algumas pessoas entraram no desafio e afirmaram sentir mudanças, como Larissa Cunegundes. Ao Metrópoles, a jornalista e criadora de conteúdo relata que, desde que parou de consumir álcool, seu bem-estar é outro.

 

Imagem colorida: pessoas em segundo plano brindam com quatro copos de cerveja - Metrópoles

Dar uma pausa na bebida é importante para o

bem-estar físico e mental ( Foto: Reprodução)

 


 

“Eu estou reduzindo o meu consumo de álcool há um tempo e já percebo que vêm me fazendo muito bem. Fico mais ativa para atividades comuns do dia a dia e a minha disposição é outra. O álcool também deixava a minha imunidade muito baixa — percebi que eu ficava resfriada quase todos os meses”, conta. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia