Justiça : Juíza manda servir café e pede casaco a preso “com frio”
Enviado por alexandre em 12/01/2024 09:45:26

Vídeo de audiência de custódia viralizou nas redes sociais devido ao tratamento inusitado da juíza

Luan Gomes toma café enquanto recebe um “paletó” para aplacar o frio Foto: Reprodução/Redes Sociais

Algemas removidas, ar condicionado desligado, uma xícara de café e um paletó para aplacar o frio. Assim Luan Gomes, 20 anos, foi recebido pela juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima, para sua audiência de custódia.

A audiência de custódia é o momento em que o Judiciário avalia a legalidade de uma prisão em flagrante. Elas são obrigatórias, por lei, para garantir que não houve abuso na prisão e também para avaliar se a detenção é necessária ou se pode ser substituída por medidas alternativas.

Leia também1 Delegado sobre morte de Marielle: "Onde será a comemoração?"
2 Jovem Pan e Sikêra Jr vencem ações contra Sleeping Giants
3 "Saidinha” pode ser mantida a presos que estudam e trabalham
4 MP já havia alertado para risco de soltar preso que matou policial
5 Homem que atacou juíza volta ao tribunal com algemas e máscara

As sessões fazem parte da rotina do Poder Judiciário e costumam ser protocolares. Não se discute o mérito do processo, apenas aspectos formais da prisão. Justamente por isso não repercutem com frequência.

Mas o caso de Luan Gomes fugiu à regra depois que viralizou nas redes sociais o vídeo com o tratamento inusitado dispensado pela juíza ao preso.

– O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado – afirma a juíza na gravação. Em seguida, ela pede a retirada das algemas.

– Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo – emenda a magistrada, antes de dar início ao depoimento.

Procurado, o Tribunal de Justiça de Roraima informou que o CNJ estabelece que as audiências de custódia devem ser conduzidas em “condições adequadas para o custodiado”.

– Ainda conforme mencionado em um trecho da resolução do CNJ, as audiências de custódia devem ocorrer em condições adequadas, respeitando os princípios dos direitos humanos – diz a nota.

Juíza há 20 anos, Lana Leitão Martins tem ampla experiência na área criminal. Trabalha há anos no Tribunal do Júri, que julga crimes dolosos contra a vida, e já chegou a assumir temporariamente varas criminais. Foi ela quem manteve preso o ex-senador Telmário Mota, suspeito de mandar matar a ex-mulher.

Assista:https://pleno.news/brasil/cidades/video-juiza-manda-servir-cafe-e-pede-casaco-a-preso-com-frio.html

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia