Ao longo da vida, provavelmente, você já deve ter sentido a famosa má digestão. Diversas causas podem estar relacionadas a essa condição, entretanto, algumas vezes, ela ocorre pelo excesso nas refeições.
O nosso organismo leva um tempo significativo para fazer a digestão completa dos alimentos. Existem alguns, inclusive, que chegam a levar 72 horas para serem digeridos por completo. Ou seja, a depender do que você come, a digestão desse alimento pode levar até três dias para ser feita.
Entretanto, esses dados de tempo são estimados de acordo com uma média, já que o período exato varia conforme o corpo e o metabolismo do indivíduo. Problemas relacionados à digestão, inclusive, podem impactar a velocidade com que o corpo processa nutrientes.
Veja também
QUANTAS CALORIAS DÁ PARA QUEIMAR DURANTE O SEXO? DESCUBRA
O 1º domingo do ano é o melhor dia para dar match em apps. Entenda
Dentro de cada grupo alimentar, os carboidratos são aqueles que costumam ser digeridos mais rapidamente, levando, em média, cerca de duas horas. Os cereais levam de 60 a 80 minutos; o mel, de 60 a 90 minutos; o chocolate, até 120 minutos; e o suco de frutas, de 15 a 30 minutos.
As proteínas levam de duas a quatro horas. Os ovos, de 120 a 180 minutos; queijos, como minas frescal, levam até 90 minutos; iogurtes, 120 minutos; queijos rígidos são digeridos em até 300 minutos; carne bovina leva 180 minutos enquanto a carne de porco chega a levar 300 minutos; peixes (truta, salmão, sardinhas), de 50 a 80 minutos.
Dessa forma, fica mais fácil entender porque alguns alimentos oferecem mais saciedade em relação a outros. Enquanto carboidratos serão digeridos de forma mais rápida, as proteínas, por sua vez, tomarão mais tempo, tendendo a te manter saciado por mais tempo.
Para emagrecer, buscar alimentos mais complexos, ou seja, que levam mais tempo de digestão, como gorduras saudáveis, fibras e proteínas, irá colaborar justamente pela saciedade prolongada que esses nutrientes fornecem. Por outro lado, carboidratos simples, ricos em açúcares e pobres em nutrientes, tendem a ser digeridos mais rápido, proporcionando a sensação de fome em seguida.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Entretanto, os alimentos de rápida digestibilidade não têm que ser interpretados apenas como ruins. Eles também cumprem uma função especial seja para uma refeição pré-treino, em que você precisa de uma digestão mais rápida, ou até para aquele período pós-operatório que o trato gastrointestinal se encontra mais sensível. Por isso que, para esses momentos, alimentos como frutas, granola, sucos e vegetais são recomendados.
Fonte: Metrópoles