A SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançará nesta quarta-feira um foguete Falcon 9 com quatro tripulantes europeus até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Esta é uma missão histórica para um setor que anseia por um ano melhor de exploração espacial após uma série de contratempos.
O foguete deve decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA às 17h11 (horário local, Flórida), o correspondente a 19h11, horário de Brasília. Espera-se que a tripulação atraque no laboratório de pesquisa em órbita, 402 quilômetros acima da Terra, aproximadamente às 07h15, horário de Brasília, no dia 19.
A expedição deverá durar duas semanas. A missão Ax-3 é operada pela Axiom Space, uma empresa com sede em Houston focada no desenvolvimento de estações espaciais privadas e voos espaciais tripulados. É a terceira missão tripulada da Axiom em órbita baixa da Terra, após um segundo voo espacial em maio.
Veja também
Cientistas clonam primeiro macaco rhesus com novo método científico
Limpar a casa em excesso pode criar até superbactérias, diz estudo
No comando do voo de quarta-feira está Michael López-Alegría, que liderou a missão Ax-1 em 2022, a primeira missão da Axiom à ISS. O espanhol já atuou como diretor de operações da Nasa no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin em Star City, Rússia.
Liderou ainda o ramo de operações da Estação Espacial Internacional (ISS), do Escritório de Astronautas. Veterano de quatro voos espaciais, López-Alegría registrou mais de 257 dias no espaço.
O piloto Walter Villadei, da Força Aérea Italiana, também estará a bordo. O italiano esteve presente no voo suborbital da Virgin Galactic como comandante, no verão passado. O voo na ocasião, fez parte de seu treinamento para a atual missão até a Estação Espacial Internacional. Em 2022, Villadei foi piloto reserva da missão Ax-2, da Axiom Space.
O sueco Marcus Wandt já chegou a fazer missões no Brasil. Ele foi o responsável pelo primeiro voo de novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), em 2020. Dois anos depois, Marcus foi selecionado como membro da reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
O estreante Alper Gezeravc? já virou símbolo de orgulho no país por ser o primeiro turco no espaço. Ele tem mais de 15 anos de experiência de voo em diversas aeronaves. Gezeravc? já atuou como líder de voo, oficial de segurança de voo e capitão de companhias aéreas comerciais. Mais recentemente, foi chamado para ser comandante do esquadrão de padronização da 10ª Unidade de Comando de Base em Adana, Turquia, onde organizou todos os documentos de treinamento de acordo com os padrões da Força Aérea.
DECOLAGENS EM ATRASO
O lançamento desta quarta-feira ocorre num momento em que a indústria espacial europeia luta para decolar após uma série de atrasos. O foguete Ariane 6, que está quatro anos atrasado , deverá decolar ainda neste verão, enquanto o foguete Vega-C deverá decolar durante o quarto trimestre, após uma falha na missão no final de 2022.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
— Este ano será muito melhor — disse Josef Aschbacher, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, na semana passada, numa conferência de imprensa anual.
Fonte: O Globo