Regionais : Ministra da Saúde anuncia chegada das primeiras doses de vacinas contra dengue
Enviado por alexandre em 21/01/2024 17:53:00


Vacina Qdenga, da Takeda, aprovada para uso contra a dengue no Brasil. Foto: Divulgação / Takeda

No sábado (20), os primeiros lotes da vacina contra a dengue chegaram ao Brasil, com 750 mil doses fornecidas pela farmacêutica japonesa Takeda.

Essas doses integram um total de 1,32 milhão, que serão distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A chegada das 5,2 milhões de doses restantes está programada em etapas até novembro, totalizando cerca de 6,4 milhões adquiridas da Takeda.

A campanha de vacinação ainda não teve detalhes divulgados, mas está focada em regiões com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos e população igual ou superior a 100 mil habitantes.

O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária associada a maiores índices de hospitalização. Essa priorização se deve à capacidade limitada da farmacêutica na produção em massa do imunizante.

O Ministério da Saúde afirma que a vacinação tem previsão de início em fevereiro, com os detalhes sobre municípios e públicos a serem vacinados a serem divulgados nos próximos dias. A vacina Qdenga, da Takeda, é administrada em dois doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.

O Brasil enfrenta um aumento nas mortes por dengue, com 1.079 óbitos em 2023, comparado a 1.053 em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde. A implementação efetiva da vacinação busca conter a propagação da doença no país.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia