“Ei, ET! A Lexington Convention and Visitors Bureau tem uma mensagem para você: esqueça sua casa e venha para Lexington”. Essa mensagem foi enviada para uma região do espaço a 40 anos-luz da Terra pela câmara de turismo da cidade americana de Lexington, no Kentucky. A campanha publicitária mira nos alienígenas, mas também espera alcançar os terráqueos.
“Acreditamos que Lexington é o melhor lugar do planeta. É o local ideal para viajantes extraterrestres começarem a explorar o nosso mundo”, comenta a presidente da câmara de turismo, Mary Quinn Ramer, citada pelo jornal local Herald Leader.
A mensagem foi enviada via laser em direção ao sistema planetário chamado TRAPPIST-1. Esse local do Universo foi escolhido porque “é o sistema planetário mais estudado fora do nosso e abriga o maior número de planetas potencialmente habitáveis do tamanho da Terra”, de acordo com funcionários da Lexington Convention and Visitors Bureau.
Veja também
Mensageiro Sideral: Programa 'missão impossível' da Nasa banca estudo de voo interestelar
Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial
Foto:Reprodução
O responsável por criar e enviar a mensagem foi o pesquisador Robert Lodder, da Universidade de Kentucky. Ele disse ao jornal de Lexington que foi contatado em meados do ano passado.
Lodder, que ocupa cargos nos departamentos de Engenharia Elétrica, Computação e Química, disse que, há 20 anos, faz parte da iniciativa SETI (Search for Terrestrial Intelligence), que busca inteligência extraterrestre e opera em Little River, Nova Jérsei, desde 1994, possuindo 1.500 membros em 60 países.
A mensagem laser foi enviada do haras Kentucky Horse Park, em Lexington, após aprovação da Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration) dos EUA.
Segundo o pesquisador, a equipe que trabalhou no projeto revisou outras mensagens enviadas no passado e decidiu por uma versão “mais fácil”, que inclui: números primos, um bitmap (mapa de bits); imagens em tons de cinza de uma paisagem com cavalos, no centro de Lexington, e de barris de bourbon e bebidas, além de uma gravação em áudio de um riff de guitarra do músico Tee Dee Young.
Como o sistema TRAPPIST-1 está a cerca de 40 anos-luz de distância, serão necessários, pelo menos, 80 anos para ver se os extraterrestres enviam a resposta.
Fonte:Trendsbr