Política : 54% dos católicos acham governo Lula melhor que o de Bolsonaro, diz pesquisa CNT/MDA
Enviado por alexandre em 23/01/2024 12:07:53


Lula com eleitores evangélicos em São Paulo. Foto: Marlene Bergamo

A mais recente edição da Pesquisa CNT de Opinião, conduzida pelo Instituto MDA Pesquisa, revela que o presidente Lula (PT) inicia o segundo ano de seu terceiro mandato com 54% dos eleitores expressando uma visão mais positiva de seu governo em comparação com o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Um total de 25% dos entrevistados apontam pioras, enquanto 20% percebem semelhanças entre as duas gestões.

Contudo, é interessante notar que as respostas variam entre os praticantes da fé protestante. Dentre eles, 33% identificam melhorias na gestão de Lula, 24% veem semelhanças com a administração anterior, e 40% notam pioras em relação ao governo bolsonarista.

Ao analisar a avaliação do governo por grupos religiosos, os evangélicos avaliam a gestão petista como ótimo ou bom em 31% dos casos, ruim ou péssimo em 36%, e regular em 30%. Já entre os católicos, os índices correspondentes são 49%, 24% e 27%, respectivamente.

Lula diz que é preciso regulamentar a comunicação e internet no Brasil
O presidente Lula. Foto: reprodução

Comparando os resultados de outubro de 2023, observa-se uma ligeira queda nas avaliações de ótimo ou bom (29% para 31%) e de ruim ou péssimo (38% para 36%) entre os evangélicos. Essas variações, no entanto, encontram-se dentro da margem de erro da pesquisa.

A pesquisa também destaca que a maioria dos 39,6% que desaprovam a atuação de Lula está aberta a mudar de opinião. Dentre esse grupo, 63,3% indicam que poderiam passar a aprovar o presidente caso ele conseguisse “reduzir a inflação, melhorar a economia, reduzir o desemprego e aprimorar a qualidade de vida” dos brasileiros. Enquanto isso, 34% rejeitam a ideia de aprovar mesmo diante da melhora desses indicadores, e 2,7% afirmam não saber avaliar.

A pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) baseia-se em 2.002 entrevistas presenciais realizadas entre quinta-feira (18) e domingo (21). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia