Dorgival Celerino, de 50 anos, morreu por complicações de um caso de rabdomiólise, doença causada por uma lesão muscular aguda e que deixa a urina preta, após ter participado de uma prova em Caruaru, no Agreste. Ele chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu.
Segundo informações da TV Água Branca, afiliada da TV Globo, Dorgival, que é corredor, tinha participado de uma prova de corrida de 14 km no último domingo, 21, e passou mal.
Ele foi socorrido e levado a uma unidade de saúde de Gravatá. Na segunda-feira, 22, foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA).nDe acordo com a nota divulgada pela emissora, a causa da morte foi hepatite fulminante e rabdomiólise.
Veja também
Trabalho aos feriados: ministério vai publicar nova portaria com restrições
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 58 milhões nesta quinta-feira
Ao Terra, a Dra. Karina Hatano, médica do Esporte do Espaço Einstein, do Hospital Albert Einstein, explicou que a doença é causada por exercício físico muito intenso ou tem alguma alteração na musculatura, onde uma toxina se libera
“Quando a gente faz uma atividade física, nosso músculo quebra. É algo esperado. Porém, quando fazemos um exercício muito intenso ou tem alguma tensão na musculatura, algum alteração na musculatura, não se hidratada adequadamente ou até mesmo com essa onda de calor, a fibra muscular se rompe e uma dessas toxinas se chama neoglobina, que fica ali circulando na corrente sanguínea, se solta”, explicou a Dra. Karina Griesi Oliveira. De acordo com ela, essa toxina é tóxica para nós, em especial, para os rins.
Fonte:Terra