Nenhum município de Rondônia será contemplado com o imunizante, destinado para regiões com alto índice de casos e transmissão da doençaO Ministério da Saúde (MS) publicou a lista dos municípios selecionados para receber a vacina contra a dengue, Rondônia não será contemplado. Os critérios do MS para a seleção levam em consideração três pontos, sendo municípios de grande porte, com alta transmissão de dengue e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Nenhum município de Rondônia foi selecionado para receber o imunizante contra a dengue. Na região Norte, cidades do Acre, Roraima e Amazonas receberão a vacina. A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. Para 2025, o Ministério da Saúde já contratou 9 milhões de doses. Confira aqui todas as cidades contempladas. Por que limitar as cidades?
Se a sua cidade não foi contemplada para receber a vacina da dengue este ano, é normal se perguntar o motivo. Conforme explica o Ministério da Saúde, foi preciso limitar o público-alvo e as regiões prioritárias, porque o número de doses é limitado.
Até o final do ano, o país deve receber aproximadamente 6,5 milhões de doses, o necessário para imunizar cerca de 3,2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, considerando que a imunização completa ocorre após a segunda dose.
Como é um número baixo perto da população, a ideia é aumentar o público imunizado ao longo dos anos. Por exemplo, em 2025, já foram negociadas a aquisição de outras 9 milhões de doses, o suficiente para vacinar 4,5 milhões de pessoas.
Cidades que vão receber vacina
A escolha das cidades brasileiras que vão receber as doses da vacina Qdenga foi feita a partir dos três seguintes criérios:
Tamanho da população: apenas municípios de "grande porte", aqueles com mais de 100 mil habitantes, irão receber doses da vacina. Municípios vizinhos podem ser considerados; Número de casos da dengue: outro fator é a registro de alta de casos da dengue, durante o ano de 2023 e o início de 2024; Sorotipo mais comum: o último critério envolve os sorotipos mais comuns na região. Neste caso, foram selecionados os municípios em que o sorotipo 2 (DENV-2) é mais comum. A reintrodução dos sorotipos 3 e 4 fez o governo municipal entrar em alerta para uma explosão de casos, com a intenção de não enfrentar o cenário "dramático" de 2015, com 65 mil registros e dez óbitos. O tipo 3 do vírus circulou em Campinas pela última vez em 2009, e o tipo 4 havia sido registrado anteriormente em 2014. Crianças, adolescentes, além de adultos e idosos que não tiveram contato com a doença anteriormente são os mais vulneráveis. Além disso, há risco de dengue grave quando uma pessoa é infectada por tipo diferente ao anterior. As medidas definidas pela Secretaria de Saúde para evitar o cenário caótico envolvem divulgação de boletins semanais, mutirões a cada 15 dias, com operações "de guerra" e capacitação da rede saúde. Orientações à população 🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação. 🚨 Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde. Confira algumas das medidas de combate ao mosquito: - Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
- Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
- Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
- Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
- Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
- Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Fonte: SMC |